Política

Lewandowski demite Ramagem e Anderson Torres da PF após decisão do STF

Demissão cumpre ordem do Supremo, que determinou a perda do cargo dos réus condenados por tentativa de golpe de Estado.

03/12/2025
Lewandowski demite Ramagem e Anderson Torres da PF após decisão do STF
Ricardo Lewandowski - Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, demitiu nesta quarta-feira, 3, o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) e o ex-ministro Anderson Torres dos quadros da Polícia Federal (PF).

A medida atende à decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que decretou a perda do cargo público dos réus na ação que investigou a trama golpista.

As portarias de demissão devem ser publicadas no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira, 4. Segundo Lewandowski, a perda do cargo não interfere nos processos administrativos disciplinares em andamento contra Ramagem e Torres, pois tratam-se de esferas distintas: a criminal e a administrativa.

Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e atual deputado federal, foi condenado a 16 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, recebeu pena de 24 anos de prisão.

Ambos foram condenados na mesma ação penal que resultou na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e três meses de prisão. Segundo a Procuradoria-Geral da República, eles integravam o chamado "núcleo crucial" da organização criminosa que tentou interromper a transição democrática no país para manter Bolsonaro no poder.