Política
Comissão debate criação de piso salarial nacional para administrativos da educação básica
Audiência na Câmara discute propostas que buscam valorizar profissionais de apoio escolar e os impactos financeiros da medida.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados realiza nesta quinta-feira (4) uma audiência pública para discutir os projetos de lei (PL 2531/21 e PL 3817/20) que propõem a instituição de um piso salarial nacional para trabalhadores dos setores técnico e administrativo da educação básica.
A reunião acontece no plenário 1, a partir das 10 horas, e contará com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, entre outros convidados.
O debate foi solicitado pelo deputado Danilo Forte (União-CE). De acordo com o parlamentar, as propostas em análise têm como objetivo valorizar milhares de servidores que atuam no suporte direto e indireto ao ensino, como merendeiras, secretários escolares e bibliotecários.
A audiência irá abordar dois pontos centrais:
- Impacto orçamentário e financeiro da criação do piso nacional, considerando a capacidade dos entes federativos de arcar com a medida, especialmente diante da situação fiscal delicada de muitas prefeituras;
- Critérios técnicos de aplicação, incluindo a proposta de vincular o valor do piso dos servidores administrativos a 75% do piso nacional do magistério, além das implicações legais e práticas dessa vinculação.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados