Política

PEC que amplia acúmulo de cargos para professores vai ao Plenário

Proposta aprovada na CCJ permite que docentes do ensino público ocupem outros cargos públicos, desde que haja compatibilidade de horários.

03/12/2025
PEC que amplia acúmulo de cargos para professores vai ao Plenário
PEC que amplia acúmulo de cargos para professores vai ao Plenário - Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (3) a possibilidade de professores do ensino público acumularem qualquer outro cargo público. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 169/2019 segue agora para análise urgente no Plenário.

O relatório, elaborado pelo senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), manteve o texto aprovado pela Câmara dos Deputados. A proposta é de autoria do deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM).

Segundo Zequinha, a medida pode ajudar a complementar a renda dos docentes, que vem se deteriorando nas últimas décadas. O acúmulo de cargos dependerá da compatibilidade de horários. O senador defendeu ainda que a iniciativa pode aprimorar a atuação educacional dos profissionais.

“A proposta é relevante não apenas por permitir que o docente desenvolva novas competências, com ganhos pessoais, mas também por promover, a partir dessas experiências, o aprimoramento da própria atividade de ensino”, destacou o relator.

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) classificou o salário médio dos professores brasileiros como uma “afronta à categoria” e afirmou que a PEC busca garantir dignidade aos educadores.

“Vi ontem um edital de concurso, no Espírito Santo, para professor com doutorado. A remuneração era de R$ 3.200. Se ele não puder acumular cargos, como ficará sua qualidade de vida?”, questionou Contarato.

Regras atuais

Atualmente, a Constituição permite o acúmulo de dois cargos de professor do ensino público ou de um cargo de professor com outro técnico ou científico. Para Zequinha, a PEC elimina a “falta de clareza” existente na legislação atual.

O senador Esperidião Amin (PP-SC) ressaltou que a medida pode beneficiar também o serviço público.

“Já imaginou uma pequena cidade ter um professor de biologia que também seja o médico da cidade? É uma dádiva”, exemplificou Amin.