Política
Congresso convoca sessão para votar vetos presidenciais nesta quinta-feira
Parlamentares analisarão vetos à Lei de Licenciamento Ambiental e ao Propag, além de projetos que tratam de orçamento e reajustes para forças de segurança do DF
O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, convocou uma sessão para esta quinta-feira (27), às 10h, destinada à análise de vetos presidenciais. Segundo Alcolumbre, a decisão segue um calendário previamente acordado com as lideranças partidárias e atende a reiteradas solicitações de parlamentares ao longo dos últimos meses.
Na pauta, está prevista a apreciação de vetos à Lei de Licenciamento Ambiental e ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).
Também devem ser votados dois projetos de lei: o PLN 14/25, que abre crédito suplementar de R$ 42,2 bilhões no Orçamento da Seguridade Social da União para o pagamento de benefícios previdenciários e do programa Bolsa Família; e o PLN 30/25, que altera o Orçamento deste ano para ampliar recursos destinados a reajustes salariais e ao provimento de quase 2 mil cargos das forças de segurança do Distrito Federal.
Pauta trancada
O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), ressaltou a importância e a urgência da votação dos vetos, que atualmente trancam a pauta antes da deliberação das matérias orçamentárias.
"Já estou buscando entendimento e diálogo com o líder da Minoria aqui, senador Izalci [PL-DF]. Ainda hoje de manhã tivemos reunião com alguns líderes da base de apoio ao governo na Câmara, e fomos procurar também os líderes de oposição", afirmou Randolfe.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico