Política

STF analisa prisão preventiva de Jair Bolsonaro em sessão extraordinária

Colegiado do plenário virtual decide hoje se mantém ou revoga medida determinada por Moraes

Redação 24/11/2025
STF analisa prisão preventiva de Jair Bolsonaro em sessão extraordinária
- Foto: Arquivo

O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu, na manhã desta segunda-feira (24), uma sessão extraordinária do plenário virtual para analisar a decisão que levou à prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro. A votação, convocada pelo ministro Flávio Dino, presidente da Primeira Turma, ocorre das 8h às 20h e vai avaliar se a medida será mantida ou revista.

A deliberação do colegiado atende a um pedido do ministro Alexandre de Moraes, responsável pela decisão que levou à detenção do ex-presidente no sábado, em Brasília. No domingo, Bolsonaro passou por audiência de custódia realizada por videoconferência, ocasião em que a prisão foi mantida.

Durante o depoimento, Bolsonaro afirmou ter tentado abrir a tampa da tornozeleira eletrônica por causa de uma “certa paranoia” entre sexta e sábado, que, segundo ele, teria sido provocada pela interação de medicamentos prescritos. O ex-presidente declarou ainda acreditar que havia uma escuta instalada no dispositivo.

Bolsonaro disse não se recordar de ter passado por situação parecida anteriormente. A análise dos ministros ao longo do dia definirá se a prisão preventiva permanece válida ou se será substituída por outra medida cautelar.