Política
STF analisa prisão preventiva de Jair Bolsonaro em sessão extraordinária
Colegiado do plenário virtual decide hoje se mantém ou revoga medida determinada por Moraes
O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu, na manhã desta segunda-feira (24), uma sessão extraordinária do plenário virtual para analisar a decisão que levou à prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro. A votação, convocada pelo ministro Flávio Dino, presidente da Primeira Turma, ocorre das 8h às 20h e vai avaliar se a medida será mantida ou revista.
A deliberação do colegiado atende a um pedido do ministro Alexandre de Moraes, responsável pela decisão que levou à detenção do ex-presidente no sábado, em Brasília. No domingo, Bolsonaro passou por audiência de custódia realizada por videoconferência, ocasião em que a prisão foi mantida.
Durante o depoimento, Bolsonaro afirmou ter tentado abrir a tampa da tornozeleira eletrônica por causa de uma “certa paranoia” entre sexta e sábado, que, segundo ele, teria sido provocada pela interação de medicamentos prescritos. O ex-presidente declarou ainda acreditar que havia uma escuta instalada no dispositivo.
Bolsonaro disse não se recordar de ter passado por situação parecida anteriormente. A análise dos ministros ao longo do dia definirá se a prisão preventiva permanece válida ou se será substituída por outra medida cautelar.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil