Política

Paulinho defende reduzir pena de Bolsonaro e rebatizar anistia

Deputado foi escolhido como relator de projeto na Câmara

Redação ANSA 19/09/2025
Paulinho defende reduzir pena de Bolsonaro e rebatizar anistia
Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão - Foto: © ANSA/EPA

O deputado Paulinho da Força (Solidariedade), relator da anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros condenados por tentativa de golpe, afirmou nesta sexta-feira (19) que pretende mudar o nome do texto para "projeto da dosimetria" e disse que já iniciou conversas com diversos setores e com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

"Bolsonaro pegou 27 anos. Na medida em que você reduz penas, beneficia todo mundo. Quanto vai ser essa redução? Essa discussão, vamos fazer a partir de segunda-feira [22] no Congresso Nacional, para saber a maioria do pensamento da Casa", afirmou o parlamentar em entrevista à rádio CBN.

"A gente quer mudar o nome. O PL que estamos tratando é de dosimetria, ou seja, um projeto para reduzir penas. Isso tem que ficar claro para a sociedade. Eu acho que esse PL pode ser o grande PL para pacificar o Brasil", acrescentou.

Paulinho contou que teve uma reunião na noite de quinta-feira (18) com o ex-presidente Michel Temer para discutir o projeto e afirmou que, no âmbito dessas consultas, o ex-mandatário "conversou com o ministro Gilmar Mendes e também com Alexandre de Moraes", ambos do STF.

Na terça-feira (17), a Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para a proposta de anistia, o que permite que o texto seja votado diretamente no plenário. A medida foi articulada pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos), com o PL, legenda de Bolsonaro, e partidos do centrão.