Geral

O jornal The New York Times publica hoje (14) um ensaio do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, na sequência da pressão dos EUA sobre o Brasil, para um "diálogo aberto e honesto com o presidente dos EUA".

Sputinik Brasil 14/09/2025
O jornal The New York Times publica hoje (14) um ensaio do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, na sequência da pressão dos EUA sobre o Brasil, para um 'diálogo aberto e honesto com o presidente dos EUA'.
Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O jornal The New York Times publica hoje (14) um ensaio do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, na sequência da pressão dos EUA sobre o Brasil, para um "diálogo aberto e honesto com o presidente dos EUA". "O retorno dos empregos americanos e a reindustrialização são motivações legítimas", observou Lula, relembrando que quando os EUA no passado "levantaram a bandeira do neoliberalismo", o Brasil avisou de seus efeitos negativos. "Mas recorrer a ações unilaterais contra países individuais significa prescrever remédio errado. O multilateralismo oferece soluções mais justas e balanceadas. O aumento das tarifas imposto ao Brasil neste verão é não só errado, mas também ilógico", apontou o presidente do Brasil. Lula relembrou que os EUA acumularam nos últimos 15 anos um superávit de US$ 410 bilhões no comércio com o Brasil, com uma tarifa média brasileira para produtos estadunidenses de apenas 2,7%. Ele sugeriu que a falta de justificação econômica deixa claro que o motivo da Casa Branca é político – garantir a impunidade para o ex-presidente Jair Bolsonaro. Desvendando as acusações dos EUA contra a Justiça brasileira e contra as leis aplicadas aos gigantes tecnológicos dos EUA, Lula ao mesmo tempo reiterou estar aberto para negociar com Donald Trump. "Mas a democracia e a soberania do Brasil estão fora da mesa", sublinhou o mandatário.Siga a @sputnikbrasil no Telegram