Política
Fux vota para absolver Bolsonaro de organização criminosa
Ministro ainda precisa analisar outras 4 acusações
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (11) para absolver o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus do delito de organização criminosa armada no julgamento sobre a trama golpista.
Após ter defendido a anulação do processo na análise das questões preliminares, Fux disse que a denúncia da Procuradoria-Geral da República "não indicou que os réus tenham se reunido" para praticar os crimes atribuídos a eles.
"Julgo improcedente a acusação no que tange o crime de organização criminosa", afirmou o ministro, acrescentando que também não há provas de que os acusados tenham usado armas de fogo no suposto planejamento do golpe. "Não se pode banalizar o conceito de crime organizado", acrescentou.
Fux ainda precisa votar sobre as acusações de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Os ministros Alexandre de Moraes, relator do caso, e Flávio Dino votaram para condenar os oito réus por todos os cinco crimes.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados