Política
Secretaria de Esporte orienta população sobre como manter rotina de exercícios
A temporada de chuvas que atinge Maceió nos últimos dias levou à paralisação temporária de atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Esporte (Semesp). A previsão é de que as ações sejam retomadas na quinta-feira, 22 de maio. No entanto, a pausa não precisa interromper o cuidado com a saúde. Embora o mau tempo possa ser um obstáculo para quem depende de atividades ao ar livre, é possível manter o corpo ativo e saudável durante esse período, com alternativas simples e eficazes que podem ser realizadas em casa.
A pasta tem se dedicado a oferecer à população de Maceió diversas opções de atividades físicas, como o Funcional para Todos e as Academias do Povo. Esses projetos têm como objetivo integrar a comunidade ao universo da prática regular de exercícios de forma democrática, estimulando o combate ao sedentarismo e a promoção do bem-estar.
O professor Rodrigo Costa, da Academia do Povo, orienta que existem opções eficientes para manter o corpo em movimento com a adoção de uma rotina de treinos curtos e intensos, como a prática de HIIT (High Intensity Interval Training). Segundo o educador físico, este é um treino de alta intensidade e curta duração, ideal para quem quer manter a constância, sem precisar de equipamentos ou grandes espaços. "Com o HIIT, você consegue aumentar a queima de gordura e tonificar a musculatura, mantendo o corpo ativo até o retorno dos nossos projetos", completa o profissional.
Para Luciana Silva, aluna da Academia do Vale do Reginaldo, parar não é uma opção. Aluna do professor Rodrigo, Luciana vem mantendo o corpo ativo com treinos indoor, usando garrafas e cadeiras para agachamentos, visando fortalecer o quadríceps e não prejudicar o desempenho quando retornar à academia. "Manter a prática ativa é fundamental não só para a saúde, mas também para o meu humor e disposição. A academia é mais que um espaço de exercícios, é um refúgio para aliviar a ansiedade, e estou ansiosa para o retorno das aulas presenciais".
O uso de cadeiras e pesos improvisados, como garrafas PET ou sacos de alimentos, feitos por Luciana, pode ser um grande aliado na prática de HIIT em casa. Segundo o professor, além disso, também é de grande valia os métodos de aquecimento com caminhada estática ou trote parado; afundo ou recuo, que trabalham a musculatura posterior das pernas, e os abdominais, essenciais para tonificar o core e melhorar a postura.
O secretário de Esporte, Francisco Nascimento (Chicão) reforça a necessidade de readaptação das rotinas de exercícios dada a gravidade das chuvas que atingiram a capital. “A decisão de suspensão foi uma medida de precaução e segurança para os participantes, seguindo as orientações da Defesa Civil Municipal, para evitar riscos. Assim que as condições climáticas melhorarem, retomaremos as atividades. Enquanto isso, reforçamos que todos podem continuar cuidando da saúde com atividades adaptadas, em casa, para manter o corpo ativo e saudável”.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados