Política
Comissões discutem inclusão de pessoas com doença celíaca em escolas e unidades de saúde
As comissões de Educação e de Saúde da Câmara dos Deputados debate, nesta quinta-feira (22), a inclusão de pessoas com doença celíaca em ambientes de saúde e em escolas. A doença celíaca é uma enfermidade autoimune que exige uma dieta rigorosa sem glúten por toda a vida.
O debate será realizado às 9 horas, no plenário 10.
O debate atende a pedido da deputada Iza Arruda (MDB-PE). Ela destaca que, embora afete cerca de 2 milhões de brasileiros, a doença celíaca ainda carece de políticas públicas que garantam a inclusão social e a segurança alimentar de quem convive com a condição.
Segundo a deputada, crianças e adolescentes celíacos enfrentam dificuldades no ambiente escolar, como a falta de merendas adequadas e os riscos de contaminação cruzada, além da desinformação que pode levar à exclusão e a constrangimentos.
A parlamentar acrescenta que o diagnóstico da doença celíaca pelo SUS ainda é um desafio devido à falta de preparo dos profissionais de saúde e de protocolos amplamente difundidos, o que compromete o tratamento e a segurança dos pacientes.
"A insuficiência de políticas públicas abrangentes e efetivas para a inclusão de pessoas com doença celíaca gera impactos sociais, psicológicos e econômicos consideráveis. A dificuldade de acesso a alimentos adequados afeta a segurança alimentar de todas as pessoas com doença celíaca, sobretudo aquelas em situação de vulnerabilidade social", aponta.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados