Política
Dia Mundial do Leite Humano: saiba como doar em Maceió
Nesta segunda-feira (19) é celebrado o Dia Mundial do Leite Humano, alimento considerado padrão-ouro e que pode salvar a vida de recém-nascidos prematuros. A Secretaria de Saúde de Maceió está engajada nessa causa e desde 2022 conta com dois postos de coleta de leite humano, um na Unidade de Referência em Saúde (URS) Hamilton Falcão (Benedito Bentes) e outra na Unidade de Saúde da Família (USF) José de Araújo Silva (Jacintinho).
Todo o leite coletado nesses locais é repassado para as maternidades do Hospital Universitário (HU) Professor Alberto Antunes e Santa Mônica, que são responsáveis pelo processo de pasteurização para alimentar bebês prematuros internados na UTI neonatal com segurança.
De acordo com Marglene Oliveira, coordenadora técnica do Programa de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, um litro de leite pode salvar até 10 vidas. "Todas as campanhas que realizamos para a doação de leite humano tem sido muito satisfatórias e conseguimos arrecadar uma boa quantidade desse alimentos, mas pra manter isso, é preciso que as mamães continuem doando. É um gesto de solidariedade e generosidade que salva vidas", destaca.
Como doar
Mulheres que desejam doar leite materno podem procurar os postos de coleta do Benedito Bentes ou do Jacintinho e nos locais atualizar exames como hemograma e testes rápidos para detectar HIV, sífilis e hepatites B e C. A doadora não deve estar fazendo uso de antibióticos e não pode ter fissuras mamárias. Após a triagem é feito o cadastro para a coleta domiciliar ou na própria unidade de saúde.
Os profissionais da SMS realizam a coleta de forma domiciliar três vezes por semana, nos casos em que a doadora não pode comparecer para a retirada do leite. É preciso ligar para o número (82) 99172-9344 e agendar a visita. Maceió também disponibiliza nos postos de coleta uma consultoria de amamentação para que as mães possam amamentar seu bebê com segurança e também doar o leite materno.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados