Política
Congresso recebe iluminação especial para conscientização sobre o mieloma múltiplo
O Congresso Nacional recebe iluminação especial na cor vermelha nesta quinta-feira (20) em alusão à campanha Março Borgonha, dedicada à conscientização sobre o mieloma múltiplo, câncer hematológico raro. O objetivo da ação é sensibilizar a sociedade sobre a doença e estimular a busca por diagnóstico precoce, o que é essencial para melhorar as taxas de sobrevida e qualidade de vida dos pacientes.
A iluminação atende a pedido da deputada Flávia Morais (PDT-GO).
O mieloma múltiplo é caracterizado pela proliferação descontrolada de plasmócitos na medula óssea. Os plasmócitos produzem anticorpos contra agentes infecciosos como vírus e bactérias. O tumor afeta, mais comumente, os ossos da coluna vertebral, o crânio, a pélvis, a caixa torácica e as áreas ao redor dos ombros e quadris.
De acordo com informações da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), embora esse seja um tipo de câncer mais comum em pessoas com mais de 60 anos, a doença também pode afetar adultos jovens.
A dor intensa nos ossos, fraturas frequentes e anemia são os principais sintomas da doença. A identificação precoce dos sintomas é determinante para um bom tratamento, que vai depender da condição de saúde e da idade do paciente.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados