Política

TSE suspende julgamento que pode levar à cassação de senador do PL

patricia.serrao 04/04/2024
TSE suspende julgamento que pode levar à cassação de senador do PL
Foto: Pedro França/Agência Senado

O Tribunal Superior Eleitoral suspendeu, nesta quinta-feira, o julgamento que pode levar à cassação do senador do PL de Santa Catarina, Jorge Seif Júnior, por abuso de poder econômico nas eleições de 2022.

A ação envolve ainda os empresários Luciano Hang, dono da rede Havan, e Almir Manoel Atanázio dos Santos, então presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados, da cidade catarinense de São João Batista.

Notícias relacionadas:

O senador é acusado de uso irregular de helicóptero e de estrutura e pessoal das lojas Havan durante a campanha.

Seif Júnior ainda é alvo de financiamento ilegal de propaganda em evento organizado pelo sindicato em São João Batista.

O caso chegou ao TSE após o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina rejeitar uma ação de investigação eleitoral pedida pela coligação “Bora Trabalhar” dos partidos Patriota, PSD e União.

As defesas de Jorge Seif Júnior e Luciano Hang negaram haver provas de qualquer uso de aeronaves ou de ações de campanhas nas lojas da rede.

Já o Ministério Público Eleitoral pediu a cassação do mandato da chapa eleita com o reconhecimento da inelegibilidade de Seif Júnior e Luciano Hang por abuso de poder econômico.

O julgamento será retomado em 16 de abril.

Política Brasília PF e AGU firmam parceria com TSE para combater fake news nas eleições TSE condena ex-deputado por dizer que ganharia eleições “na bala” TSE anula votos de vereadores de BH por fraude à cota de gênero 04/04/2024 - 13:43 Roberta Brito / Patrícia Serrão Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional cassação de mandato parlamentar quinta-feira, 4 Abril, 2024 - 13:43 1:20