Política
Após pressão do PSD, prefeito de Belo Horizonte exonera secretários da 'Família Aro'
Fuad Noman confirmou demissão de quatro titulares ligados ao secretário estadual da Casa Civil e aliado do governador Romeu Zema, Marcelo Aro
O prefeito de Belo Horizonte Fuad Noman (PSD) confirmou nesta segunda-feira as exonerações de quatro secretários municipais, ligados a chamada "Família Aro". As demissões de Castellar Guimarães Neto (Governo), Roberta Rodrigues (Educação), José Barros (Meio Ambiente) e Fernando Motta (Desenvolvimento Econômico) ocorrem após pressões internas no PSD para que os aliados do secretário estadual da Casa Civil, Marcelo Aro, desembarcassem do governo. Aro é aliado de primeira hora do governador Romeu Zema (Novo).
Na manhã de hoje, o prefeito se reuniu com Marcelo Aro por cerca de uma hora. Posteriormente, os dois deram coletiva de imprensa sobre o tema. Segundo Fuad Noman, ele teria sido surpreendidos pelas cartas de demissão:
— Acabo, com muita tristeza, de receber a carta de demissão dos quatro secretários. Há alguns dias me perguntaram se eles iriam sair, e eu disse que só sairiam se quisessem. E foi o que eles fizeram hoje — afirmou o prefeito.
Nos bastidores, contudo, articuladores afirmam que a ala do PSD ligada ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, havia exigido a demissão dos secretários como condição para apoiar sua tentativa de reeleição à prefeitura de Belo Horizonte e manutenção da base na Câmara Municipal.
Sobre o PSD, Fuad admitiu que houve pressão:
— Quando partidos se organizam para as eleições, precisam de cargos e posições definidas. Mas em nenhum momento alguém chegou para mim com a faca no pescoço. Tivemos conversas com vários membros do partido que disseram precisar de cargos, de secretarias para atender.
Nas redes sociais, o prefeito agradeceu os secretários e afirmou que a saída ocorreu de comum acordo. "Agradeço publicamente aos quatro secretários por todo o empenho e dedicação no período em que integraram a minha equipe, especialmente Castellar Neto, pelo profissionalismo e liderança frente à Secretaria de Governo", escreveu.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados