Política
Lula faz nova ofensiva em redutos de aliados no Rio, CE e PE a seis meses das eleições
Nas última semanas, o PT nacional decidiu que o presidente vai atuar de forma mais direta nas disputas do Rio e do Recife
A seis meses das eleições municipais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai intensificar nesta semana a estratégia de prestigiar aliados e viajará a pelo menos três estados para participar de solenidades. A primeira parada será na capital fluminense, na terça-feira, 2, onde o PT tenta emplacar o vice na chapa à reeleição do prefeito Eduardo Paes (PSD). Depois, ainda vai ao Ceará e a Pernambuco.
Entenda: Lula resiste a apelos de ministros por gesto direto a evangélicos e descarta evento com pastores
Lauro Jardim: O conselho de aliados para alavancar a popularidade de Lula
Na última semana, o PT nacional decidiu que o presidente vai atuar de forma mais direta nas disputas do Rio e do Recife, cidades em que o partido tenta, apesar das dificuldades, ter a vice de Paes e de João Campos (PSB). Na capital fluminense, o presidente participa da filiação da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, ao PT. Anielle é vista pelo PT como um quadro importante para 2026.
Lula inaugura no Rio o IMPA Tech (a primeira graduação em Matemática do Instituto de Matemática Pura e Aplicada). No mesmo dia, o presidente participa do anúncio de início das obras de dragagem da Baía de Guanabara para o Porto de Niterói — município comandado pelo aliado Axel Grael (PDT).
Em Pernambuco, na quinta-feira, 4, Lula será acompanhado pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e pela governadora Raquel Lyra (PSDB) e aliados em uma agenda no interior do estado, no município de Arcoverde. Será a inauguração da Unidade Elevatória da Adutora do Agreste, ramal que leva água da Transposição do Rio São Francisco até cidades do Agreste do estado.
Estratégia: Lula evita se opor a militares e trava comissão encerrada durante o governo Bolsonaro
No mesmo dia, Lula participa da inauguração de uma nova fábrica para produção de medicamentos da Hemobrás em outro município de Pernambuco, Goiana.
Na capital pernambucana, há uma disputa interna entre o deputado Carlos Veras (PT-PE) e o ex-vereador Mozart Sales pela tentativa de indicação para a vice de João Campos (PSB). No entanto, como o atual prefeito desfruta de amplo favoritismo na disputa, o ambiente é considerado pouco propício a cessões.
Assim como Paes, Campos é cotado para deixar o mandato no meio, caso reeleito, para concorrer ao governo estadual em 2026, o que faz o posto de vice ser cobiçado pelo PT, já que ganharia a prefeitura “de presente” daqui a dois anos. No atual mandato, a vice é Isabella de Roldão (PDT).
O presidente encerrará o roteiro de viagens da semana na sexta-feira, em Igatu, no Ceará, onde acompanhará o governador aliado Elmano de Freitas (PT) em visita a obras da Ferrovia Transnordestina. Ao lado do líder petista, estarão dois pré-candidatos do PT à prefeitura de Fortaleza: Evandro Leitão e Luizianne Lins. O nome de quem representará a sigla na capital cearense ainda está indefinido.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil