Política

Quem é Viktor Orbán, premier húngaro de ultradireita que defendeu Bolsonaro

Agência O Globo - GLOBO 25/03/2024
Quem é Viktor Orbán, premier húngaro de ultradireita que defendeu Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro passou dois dias na Embaixada de Hungria após ser alvo de uma operação da Polícia Federal no início de fevereiro. Quatro dias antes, ele havia tido seu passaporte apreendido e foi defendido pelo primeiro-ministro do país, Viktor Orbán. "Um patriota honesto. Continue lutando, senhor presidente", escreveu o premier em uma rede social.

Orbán foi um dos poucos chefes de Estado que estiveram na posse de Bolsonaro, em janeiro de 2019. O premier húngaro faz parte de uma rede mundial de líderes conservadores ligados à extrema direita. Bolsonaro e Orbán se encontraram, em dezembro do ano passado, em Buenos Aires. Eles foram prestigiar a cerimônia de posse de Javier Milei na presidência da Argentina. Milei é um economista da extrema direita.

"Um patriota honesto. Continue lutando, senhor presidente", escreveu Orban.

Jair Bolsonaro foi um dos alvos da Operação Tempus Veritatis, deflagrada pela Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira. Ele foi obrigado a entregar o passaporte à PF. Pessoas próximas a Bolsonaro, seu ex-assessor, Filipe Martins, foi preso na operação.