Política
Dino falta de novo a audiência em comissão da Câmara dominada pela oposição
Esta é a segunda vez que o ministro é convocado para a mesma comissão na Câmara dos Deputados. Dino acumula mais de cem convites e convocações no Congresso
O ministro da Justiça, Flávio Dino faltou ao interrogatório para o qual havia sido convocado na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, nesta terça-feira. A mesma comissão já tinha convocado Dino há duas semanas, mas o ministro também não compareceu na ocasião.
Na manhã desta terça, Dino compareceu a reunião sobre terras indígenas, a convite da Procuradoria-Geral da República. "Sempre estamos prontos a colaborar para que a Constituição, as leis e a jurisprudência sejam cumpridas, em relação a todos os temas", declarou o ministro na rede social X (antigo Twitter).
A convocação desta terça foi aprovada para tratar de diversos assuntos, como os ataques do 8 de Janeiro, a política de armas do governo, críticas a parlamentares feitas por Dino e o orçamento destinado para combater o crime organizado.
Acumulando mais de cem convites e convocações, Dino já indicou que só falaria aos deputados se os requerimentos fossem unificados e ele falasse em uma Comissão Geral no plenário, não em uma comissão temática.
O presidente da Comissão de Segurança Pública, o bolsonarista deputado Sanderson (PL-RS) já chegou a ameaçar um pedido de impeachment de Dino do cargo por desobedecer a convocação.
– Ele não tem que escolher onde será ouvido, tem que vir e não ser covarde. Ele cometeu um crime de responsabilidade e precisa ser punido, mesmo que renuncie -- declarou o presidente da comissão.
O colegiado, composto principalmente por bolsonaristas, recebeu Flávio Dino em abril deste ano, quando a comissão foi palco de palco de agressões e xingamentos entre deputados governistas e da oposição. Na ocasião, Dino se retirou da sessão alegando se sentir ameaçado.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados