Política
Ex-secretário do GSI diz que Gonçalves Dias reteve alertas de risco
Se os alertas da Abin tivessem sido repassados pelo ex-ministro Gonçalves Dias, a invasão do Palácio do Planalto poderia ter sido impedida. A opinião é do ex-secretário executivo do Gabinete de Segurança Institucional, o general Carlos José Russo Assumpção Penteado.
Ele foi ouvido nesta segunda-feira (4) na CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do DF.
Penteado foi o número 2 do GSI de 2021 até o final de janeiro deste ano. Ele disse que não recebeu nenhuma informação de possíveis atos violentos.
Gonçalves Dias mencionou o general Penteado quando esteve na CPI, em junho. Disse que lhe questionou por que o Plano Escudo não estava montado para proteger o Palácio do Planalto.
Penteado afirmou que, ao encontrar o ex-ministro, durante as invasões, não houve ordens. Segundo ele, o Plano Escudo é preventivo. Após o rompimento das barreiras, já não teria utilidade. O militar afirmou que o Palácio é vulnerável.
Penteado disse que sugeriu ao ex-ministro que não fosse ao Palácio no dia das invasões para protegê-lo e que, pelo cargo, a presença dele não seria conveniente.
Política Brasília 04/09/2023 - 15:20 Nadia Faggiani / Alessandra Esteves Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional CPI Abin Câmara Legislativa 8 de janeiro GSI segunda-feira, 4 Setembro, 2023 - 15:20 1:55
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico