Política

Operação da PF resgata mais de 200 pessoas de trabalho análogo à escravidão, entre eles um adolescente de 15 anos

Vítimas trabalhavam em plantações de açaí, dendê e soja e foram encontradas em "alojamentos irregulares"

Agência O Globo - GLOBO 02/09/2023
Operação da PF resgata mais de 200 pessoas de trabalho análogo à escravidão, entre eles um adolescente de 15 anos

Uma operação da Polícia Federal em parceria com o Ministério Público do Trabalho resgatou um grupo de 225 pessoas que trabalhavam em condições análogas à escravidão em cinco fazendas do interior do Pará. Entre os funcionários, havia um adolescente de 15 anos.

A ação policial ocorreu entre os dias 28 de agosto e 1 de setembro nas cidades de Capitão Poço, Garrafão do Norte, Tomé Açu e Terra Alta, todas no interior do Pará.

Segundo a nota da PF, trabalhadores de plantações de açaí, dendê e soja foram encontrados em alojamentos irregulares, com instalações elétricas precárias e banheiros inadequados, além de não haver controle de horário de entrada e saída.

"Eles não dispunham de equipamentos de proteção adequados, nem tinham contratos de trabalho formalizados", diz o texto.

Conforme a PF, a corporação abriu um inquérito diferente para cada uma das cinco fazendas. O Ministério Público do Trabalho e a Superintendência Regional do Trabalho, por sua vez, instauraram procedimentos para buscar indenização aos 225 trabalhadores.