Política

Amigos e rivais: em dedicatória de livro, Bruno Dantas cita 'admiração' por Jorge Messias, seu adversário por vaga no STF

Titular da AGU e presidente do TCU são principais cotados para vaga de Rosa Weber

Agência O Globo - GLOBO 30/08/2023
Amigos e rivais: em dedicatória de livro, Bruno Dantas cita 'admiração' por Jorge Messias, seu adversário por vaga no STF

Principais cotados para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), os ministros Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), e Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União (AGU), se encontraram na noite desta terça-feira no Senado e, ao menos diante das câmeras, deram a entender que a disputa nos bastidores não abalou a amizade que nutrem há uma década.

Ao comparecer ao lançamento do livro "Consensualismo na Administração Pública e Regulação", escrito por Dantas, Messias ganhou um forte abraço do autor e uma dedicatória especial. "Ao amigo Jorge Messias", começa o texto, que ainda inclui as palavras "estima, admiração e amizade".

O badalado evento teve a presença de políticos da alta cúpula da República e a amizade antiga — reforçada na dedicatória — não livrou Messias de enfrentar a fila que se formou na biblioteca do Senado, local escolhido pelo atual presidente do TCU, para receber o autógrafo.

Em meio à disputa pelo Supremo, o lançamento do livro de Dantas foi prestigiado por oito ministros do governo Lula, como o chefe da Casa Civil, Rui Costa, da Defesa, José Múcio, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Rui Costa chegou a discursar rapidamente e chamou o presidente do TCU de "brilhante".

Responsável pela sabatina de indicados ao STF, o Senado também compareceu em peso no lançamento de Dantas. Entre eles estavam o próprio presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Jaques Wagner (PT-BA), Renan Calheiros (MDB-AL), Tereza Cristina (PP-MS) e Eliziane Gama (Cidadania-MA).

Entre alguns setores do entorno do presidente, o chefe da AGU é apontado como nome que tem ganhado cada vez mais força pelas estreitas ligações com o PT, embora ele não seja filiado à sigla. Antes de conquistar a confiança de Lula, ele construiu uma relação pessoal com a ex-presidente Dilma Rousseff.

Já Bruno Dantas ampliou sua campanha em prol de uma aproximação com Lula nos últimos dias.

O GLOBO apurou que o ministro do TCU tem buscado agendas diretas com o presidente e capitaliza um apoio amplo no Congresso, bem como entre ministros do Supremo. No evento literário, três deles compareceram: Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Nunes Marques.