Política

'Dia do Patriota': ex-vereador autor do projeto pode ser investigado na CPI do 8 de janeiro

Deputada estadual Laura Sito (PT) enviou ofício à relatora Eliziane Gama (PSD) com pedido para que um possível envolvimento de Alexandre Bobadra (PL) nos atos seja apurado pela comissão

Agência O Globo - GLOBO 26/08/2023
'Dia do Patriota': ex-vereador autor do projeto pode ser investigado na CPI do 8 de janeiro

O vereador cassado que propôs a instituição do "Dia do Patriota" em 8 de janeiro, data em que a sede dos Três Poderes sofreu ataques golpistas, deve ser investigado pela CPI do Congresso Nacional. Em ofício destinado à relatora Eliziane Gama (PSD-MA) e ao presidente Arthur Maia (União-BA), a deputada Laura Sito (PT) solicitou que a comissão analise uma possível conexão de Alexandre Bobadra (PL) com os atos.

'Dia do Patriota': ministros e parlamentares pedem revogação de comemoração instituída em Porto Alegre

Bolsonarista e cassado: quem é o vereador que propôs o 'Dia do Patriota' aprovado em Porto Alegre

— Bobadra participou ativamente da organização das manifestações nos quartéis aqui em Porto Alegre. Levando em conta que ele é o autor do Dia do Patriota, juntamos vários documentos para que a CPI possa investigá-lo também como possível financiador também do 8 de janeiro — disse Laura Sito.

O documento foi protocolado na tarde desta sexta-feira e aguarda retorno da CPI do 8 de janeiro. No ofício, a parlamentar afirma que a proposição da efeméride em uma capital do país exige uma "investigação cuidadosa sobre as possíveis implicações jurídicas, políticas e sociais de tal lei", assim como a relação do autor com o episódio ocorrido em Brasília.

"A lei foi proposta em 15 de março, mais de dois meses depois dos atos golpistas, quando estes já estavam sendo investigados e os criminosos indiciados, sendo assim uma explícita apologia ao golpe e à violência contra a democracia. Cabe também o destaque que o propositor desta lei, o ex-vereador Alexandre Bobadra, é um notório apoiador do acampamento golpista em Porto Alegre, bem como utilizou suas redes para promover a mobilização para a ida a Brasília no dia 8 de janeiro, além de distribuir material com conteúdo falso e difamatório", diz trecho.

Em 7 de agosto, a Câmara de Porto Alegre promulgou o projeto que institui o "Dia do Patriota". Como noticiou o GLOBO, a proposta enfrenta repúdio de parlamentares e ministros que pedem a revogação do texto. O autor, Alexandre Bobadra, foi cassado pela Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico e dos meios de comunicação.