Política

Semana terá votação de requerimentos na CPI dos Atos Golpistas

alessandra.souza 19/08/2023
Semana terá votação de requerimentos na CPI dos Atos Golpistas
Geraldo Magela/Agência Senado - Foto: Mesa: relator da CPIONGS, senador Marcio Bittar (União-AC); presidente da CPIONGS, senador Plínio Valério (PSDB-AM); autor do livro Máfia Verde: Ambientalismo a Serviço do Governo Mundial, jornalista Lorenzo Carrasco - em pronunciamento.

Semana de votação de requerimentos na CPI Mista dos Atos Golpistas. Reunião deliberativa marcada para terça-feira. E a relatora, senadora Eliziane Gama, quer focar na convocação de pessoas ligadas ao esquema de venda de joias e presentes recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Para isso, quer ouvir o ex-ajudante de ordens Mauro Cid novamente. Ele prestou depoimento em julho e protegido por um habeas corpus, ficou calado.

A relatora também quer a quebra de sigilos do pai de Mauro Cid, o Mauro Cesar Lourena Cid, que teria negociado joias e outros bens nos Estados Unidos; e do advogado Frederick Wassef, que recomprou o rolex que havia sido vendido também nos Estados Unidos. Os requerimentos apresentados por ela pedem a transferência dos dados telefônicos e telemáticos – que são as mensagens e os contatos – de janeiro do ano passado até hoje – e a movimentação financeira dos dois desde primeiro de janeiro de 2019.

Há também pedidos para a quebra do sigilo do telefone de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, partido de Bolsonaro. E telefônico e financeiro da deputada Carla Zambelli e do irmão dela, o deputado estadual por São Paulo, Bruno Zambelli. 

Na quinta-feira, depoimento. A CPMI vai ouvir o Sargento Dos Reis que atuava na equipe dos ajudantes de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro e, segundo relatório do Coaf, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras teria tido uma movimentação atípica pra renda. Depoimento marcado para às 9h. 

Política Brasília 20/08/2023 - 18:13 Paula Castro / Alessandra Esteves Priscilla Mazenotti - Repórter Rádio Nacional CPI Mista Atos Golpistas semana joias domingo, 20 Agosto, 2023 - 18:13 1:47