Política
Choque expulsou manifestantes do Congresso em três minutos após chegada de nova tropa, mostra denúncia
Imagens de câmeras de segurança foram utilizadas na denúncia para comprovar omissão de comandantes da PM
Imagens das câmeras de segurança do Congresso Nacional no dia 8 de janeiro incluídas na denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a cúpula da Polícia Militar (PM) do Distrito Federal mostra que a retirada dos manifestantes do interior do edifício demorou apenas três minutos após a chegada do Batalhão de Choque.
Preso por omissão: PGR vê indícios de corrupção contra coronel da PM
Após operação: 'Não vou permitir atuação da Força Nacional', disse responsável por tropas da PM na véspera de atos golpistas
A imagem foi anexada como argumento de que o Major Flávio Silvestre, responsáveis pelas tropas no começo dos atos, poderia ter impedido a entrada dos golpistas.
"Comprova a possibilidade de evitar o resultado o fato de que, às 17h00, cerca de 1h40 depois de Flávio ter chegado ao Congresso Nacional no comando de equipe da PATAMO (Choque) e ter se retirado com o destacamento momentos depois – novo destacamento do Batalhão de Choque ingressou no Salão Verde da Câmara dos Deputados, quando os danos ao Congresso já haviam se concretizado. Diversamente do que ocorre anteriormente, o Choque confrontou os insurgentes, que, àquela altura, apresentavam animosidade e conflituosidade superiores ao que Flávio Silvestre enfrentara. Sem prejuízo, em apenas cerca de 03 minutos, os policiais conseguiram expulsar praticamente todos os insurgentes do local", afirma a denúncia da Procuradoria.
Entenda: Moraes bloqueia contas bancárias e bens da cúpula da PM-DF
Segundo o MPF, caso o major tivesse formado uma barreira de proteção, a destruição do Congresso poderia ter sido evitada ou minimizada. A omissão de Flávio apontada pela PGR é o que motivou que o major fosse denunciado pelos danos causados ao prédio do Congresso e também pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado.
A denúncia aponta que, por volta das 15h25, os homens sob comando de Flávio se posicionam na lateralmente na entrada do Salão Verde, permitindo a entrada dos manifestantes, inclusive cumprimentando alguns dos insurgentes.
"Nota-se das imagens acima que os homens sob o comando do Major Flávio Silvestre de Alencar mantiveram interações positivas e amigáveis com os insurgentes, que se ajoelhavam, saudavam e agradeciam aos policiais militares", disse a denúncia.
A situação permaneceu até cerca de 15h50, quando o major determinou a retirada dos policiais do local, já invadido pelos golpistas. A situação só se normaliza depois das 17h, após a chegada de um novo batalhão da Tropa de Choque.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados