Política
Zanin toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal
Cerimônia foi aberta pela presidente da Corte, Rosa Weber
Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o advogado Cristiano Zanin tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira. Nesta tarde, a cerimônia para 350 convidado foi aberta pela presidente da Corte, ministra Rosa Weber, a quem coube formalizar o ingresso no STF.
Entre autoridades da República e pessoas da sua cota pessoal — a primeira grande solenidade para empossar um novo integrante da Corte desde o início da pandemia, em 2020.
Realizada no próprio Supremo, a sessão solene tem um rito próprio, protocolar, e não deve durar mais do que meia hora. Esta parte é realizada no plenário do tribunal, que já na quarta-feira se preparava para receber os convidados de Zanin. Cadeiras extra foram colocadas na sala, que conta com um recém-renovado carpete. A poucas horas do início da sessão, funcionários da limpeza davam os últimos retoques no local.
Na lista de convidados figuram, além dos ministros da Corte em exercício e aposentados, autoridades como presidentes da República, Câmara, Senado, e tribunais superiores.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados