Política
Senado aprova Carlos Alberto França para embaixador no Canadá
O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (2) a indicação de Carlos Alberto França, ex-ministro das Relações Exteriores, para o posto de embaixador brasileiro no Canadá (MSF 44/2023). Ele recebeu 54 votos favoráveis e 2 contrários. Houve duas abstenções.
França comandou o Itamaraty entre 2021 e 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro. Antes disso, no mesmo governo, ele também havia sido assessor especial (2020) e chefe do cerimonial da Presidência da República (2019). Em sua carreira diplomática, trabalhou nas embaixadas brasileiras em Washington (Estados Unidos), La Paz (Bolívia) e Assunção (Paraguai). O posto em Ottawa será a sua primeira chefia de uma embaixada.
O ex-ministro foi sabatinado em julho pela Comissão de Relações Exteriores (CRE). Na ocasião, falou sobre as relações entre Brasil e Canadá nos setores de agricultura e turismo, e informou que pretende desenvolver atividades nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e energia limpa. Também destacou o bom momento das interações bilaterais entres os dois países:
"O presidente da República e o primeiro-ministro canadense estiveram em reunião em maio deste ano, na cúpula do G7. [Também] tivemos visita semana passada da chanceler Mélanie Joly, ministra das relações exteriores canadense. Tratou-se sobre meio ambiente, combate ao desmatamento, risco de erradicação de biomas, como é o caso do cerrado, e da adoção de políticas públicas voltadas à inclusão de populações indígenas", disse então.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados