Política
PF tem 30 dias para analisar material apreendido com Carla Zambelli
Em decisão, ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que perícia em conteúdo eletrônico ocorra “de forma prioritária”
Na decisão que autorizou o cumprimento de mandado de busca e apreensão contra a deputada federal Carla Zambelli, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o material apreendido com a parlamentar seja analisado em até 30 dias pela Polícia Federal. No despacho, o magistrado pontuou que o conteúdo eletrônico deverá ser periciado “de forma prioritária”, com a apresentação de um relatório parcial pela corporação em prazo máximo de um mês.
“Deverá a autoridade policial: (a) proceder à oitiva dos investigados, tão logo cumpridas as medidas determinadas, observadas suas garantias constitucionais e legais; (b) identificar e proceder à oitiva de outros agentes com os quais os investigados tenham interagido mediante incitação e/ou cooptação para a prática dos crimes em apuração; (c) apresentar e gerar, quando da coleta e do armazenamento dos materiais em ambiente virtual, os códigos de verificação e de autenticação (códigos hash), com vistas à adequada manutenção da cadeia de custódia e à validade dos vestígios digitais”, escreveu o ministro.
Nesta manhã, Zambelli foi alvo de busca e apreensão em seu apartamento funcional e em seu gabinete, no Congresso Nacional. Foram cumpridos ainda mandados contra alguns de seus assessores e um de prisão preventiva contra o hacker Walter Delgatti Netto, que confessou ter invadido a plataforma e incluído uma ordem de prisão contra o Moraes.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados