Política
Defesa dos animais, policial e ex-noivo de Carla Diaz: quem é Felipe Becari, deputado investigado por aliança dada a atriz
Parlamentar paulista e atriz anunciaram rompimento nesta terça-feira. MP de São Paulo investiga possível desvio de recursos de uma organização que faz acolhimento de bichos vítimas de maus-tratos
Ex-noivo da atriz e ex-BBB Carla Diaz, o deputado federal Felipe Becari (União-SP) tornou-se alvo de uma investigação do Ministério Público de São Paulo por suspeitas relativas à aliança dada pelo parlamentar à ex-companheira. Em maio, a atriz comentou o caso em suas redes sociais, citando "denúncias anônimas" que questionaram o valor do anel de noivado. A suspeita é que Becari tenha cometido os crimes de peculato e estelionato, já que, segundo os promotores, teria apresentado sinais de riqueza incompatíveis com os próprios rendimentos. Nesta terça-feira, ao anunciar o término com a atriz nas redes, Becari afirmou que a investigação havia sido arquivada. No entanto, a afirmação acabou desmentida pelo MP.
Entenda: MP desmente deputado investigado por aliança de luxo dada à atriz Carla Diaz sobre arquivamento da ação
Especulado nas redes: Carla Diaz se manifesta sobre fim do noivado com Felipe Becari pela primeira vez
Becari postou nesta terça-feira, em meio a uma declaração sobre o fim do noivado com a atriz: "Talvez a verdade, como aquela que envolve todos as coisas ruins de que fomos acusados, até nosso anel de noivado e que já foram ARQUIVADAS, não interesse, e por isso mesmo que nem fizemos questão de publicar".
A investigação do órgão mira um possível desvio de recursos de uma organização que leva o nome do deputado e faz acolhimento de animais vítimas de maus-tratos. As cifras arrecadadas teriam sido usadas para pagar despesas pessoais, como no presente dado à então noiva e também numa viagem do casal para a Itália, onde o pedido de casamento foi feito.
Contatado pelo GLOBO, no entanto, o MP-SP esclareceu, por nota, que solicitou mais tempo para prosseguir nas investigações. "O inquérito civil 14.0739.3438/22 não foi arquivado, e sim encaminhado ao Conselho Superior do MP-SP para pedido de prorrogação de prazo. O caso tramita sob sigilo", diz o texto.
Amiga de Jair Renan que esteve no 8 de janeiro: Karol Eller se filia ao PL em cerimônia com Bolsonaro
Confrontado pelo GLOBO a respeito da declaração sobre o arquivamento no Instagram, Becari pediu que sua equipe jurídica fosse procurada , mas os advogados não responderam aos contatos até a publicação da reportagem. Citando um número processual diferente do informado pelo MP-SP — referente a uma apuração que, segundo o deputado, "também envolvia ela (Carla Diaz) e mais pessoas" —, o parlamentar alegou que os casos "um por vez vão sendo esclarecidos" e acrescentou que o anel foi pago parcelado no cartão de crédito:
— Tudo o que foi feito na minha vida até hoje foi lícito — assegurou.
Em maio, além de um longo desabafo de cunho pessoal publicado nas redes sociais, Becari também publicou uma "nota de esclarecimento" assinada por sua "assessoria jurídica". De acordo com o texto, o deputado "tem sido alvo de notícias completamente falsas e de cunho categoricamente criminoso". O comunicado acrescenta que o parlamentar "tem adotado todas as medidas judiciais cabíveis para a responsabilização dos envolvidos, bem como tem colaborado ativamente com as autoridades para o restabelecimento da verdade". Becari afirmou que "requereu abertura de uma investigação para apuração de prática do crime de perseguição, tendo como alvo dezenas de pessoas já identificadas".
Quando o caso veio à tona, há pouco mais de dois meses, Carla Diaz também se manifestou e relacionou à situação a um romance vivido por ela durante a participação no reality show. "Muitas pessoas que torciam pelo casal que se formou no programa, não se conformaram que a relação que eu tive no reality terminou. Eu sofri ameaças de morte, recebi presentes perturbadores e uma perseguição insistente, até com previsões pessimistas sobre o meu futuro", escreveu a atriz. E continuou: "A situação agora foi para outro nível, para um patamar que eu jamais poderia pensar. Fizeram denúncias anônimas ao Ministério Público, por exemplo, questionando o valor do meu anel de noivado. E questionando também uma viagem que fiz para Itália, que foi fruto/paga de uma relação minha com marcas parceiras. Tenho tudo documentado".
Quem é Felipe Becari
Filho de um advogado e de uma auxiliar odontológica, Felipe Becari, de 36 anos, é formado em Educação Física e Direito e foi eleito vereador em 2020 pelo PSD com 98.717 votos, sendo o quarto mais votado da capital paulista. Policial civil desde os 23 anos, sua principal plataforma política, agora levada para a Câmara de Deputados, é a defesa dos animais.
Estratégia: União Brasil manobra para evitar que ministros alvos de denúncia tenham que prestar explicações ao Congresso
Nas eleições de outubro de 2022, desta vez pelo União Brasil, Becari foi eleito deputado federal por São Paulo, com 178.777 votos. A mudança de sigla foi tensa, já que o PSD chegou a pedir a cassação do mandato como vereador por infidelidade partidária.
No Instagram, o parlamentar tem 1,8 milhão de seguidores; no YouTube, 651 mil inscritos em seu canal. Como policial, suas principais ações foram na área de combate ao tráfico de animais e maus-tratos, tendo, inclusive, aparecido em ações ao lado da ativista Luisa Mell.
Condomínio de Bolsonaro vira 'Rei do Gado' no Google e Michelle reage: 'Outros moram no palacete do ex-presidiário'
Em dezembro de 2020, ao tentar resgatar uma cobra no condomínio onde morava, Felipe foi picado e acabou internado. "De todas as cobras que já peguei (e documentei aqui por várias vezes) foi a primeira vez que se tratava de uma filhote de Jararaca. É um veneno muito perigoso, pois pode causar insuficiência renal e consequente processo de hemodiálise, por isso a internação na U.T.I. para monitoramento de rim, urina e parâmetros, enquanto o veneno é eliminado do organismo", escreveu ele na ocasião.
Becari e Carla Diaz estavam juntos há cerca de dois anos. Em janeiro de 2022, ao fazer um vídeo no quarto de um hotel no qual o casal estava hospedado, a atriz mostrou a mesinha de cabeceira e gerou burburinho entre os fãs: lá estava um gel lubrificante. O assunto ganhou fôlego na internet, e a ex-BBB chegou a faturar fazendo propagandas para a marca do produto.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados