Política

Campanha Eleitoral deste ano será virtual

10/06/2020
Campanha Eleitoral deste ano será virtual

Campanha política deverá ser feita a maior parte do tempo à distância, pelas redes sociais – em razão da pandemia

Gerando efeitos devastadores e desconhecidos em sua maioria, a pandemia do Coronavírus vem realizando uma série de transformações na sociedade brasileira e mundial como um todo, a exemplo da forma como será realizado o pleito eleitoral desse ano.

Advogado Gustavo Callado sobre as convenções virtuais acredita que a
sociedade e os candidatos serão os maiores beneficiados

Segundo o advogado eleitoral Dr. Gustavo Callado, ainda não é sabido se ocorrerão mudanças nos prazos eleitorais em relação aos atos para o pleito desse ano. “O TSE ainda não decidiu nada até o momento sobre os prazos eleitorais para o pleito desse ano, porém já instituiu Grupo de Trabalho para analisar os atos e o Congresso Nacional fez a mesma coisa, porém penso que os eleitores devem participar desse momento ímpar da democracia de forma segura”, contou.

Sobre a ideia de serem realizadas convenções partidárias virtuais, o advogado acredita que a sociedade e os candidatos serão os maiores beneficiados nesse contexto. “Essa atitude fará com que todos preservem a sua saúde e evitem colocar em risco a sua vida e de seus familiares nesse momento que essa pandemia assola o mundo em geral. Além disso, o eleitorado se tornará mais exigente com os seus candidatos e cobrará que eles lutem de forma mais árdua pelas melhorias na saúde pública”, analisou.

Por fim, Dr. Gustavo Callado disse que nesse mês de junho será decidido quando será o pleito desse ano. “O Tribunal Superior Eleitoral decidirá ainda esse mês quando será realizado o pleito, assim como as possíveis mudanças nas regras em parceria com o Congresso Nacional, porém o não prolongamento dos mandatos dos atuais gestores é algo que provavelmente não deverá ocorrer”, destacou.

Pré-candidato a vereador em arapiraca Fernando Valões se destaca nas redes sociais e pode surpreender nas eleições vindouras

Para o pré-candidato a vereador em Arapiraca pelo DEM, Fernando Valões que é deficiente visual e que utiliza com frequência as redes sociais, a ideia de realizar as convenções partidárias de modo virtual é inaceitável. “Não existe condição de isso ocorrer de forma alguma, porque será desproporcional o número de candidatos para a quantidade de vagas ofertada e o candidato poderá ser surpreendido com o seu nome fora do pleito”, afirmou.

Sobre a utilização das redes sociais para conquistar votos e se aproximar dos eleitores, Valões disse que isso é a principal ferramenta de aproximação do candidato com o eleitorado no momento atual. “Com essa proximidade as propostas ficarão mais claras para o eleitorado e ele poderá escolher melhor o seu representante, assim como guardará as propostas recebidas e as cobrará posteriormente”, pontuou.

Marcelo Bastos, analista político: “redes sociais tem maior poder”

De acordo com o analista político Marcelo Bastos, as convenções partidárias deverão ser
realizadas muito possivelmente de modo virtual segundo determinação da Justiça Eleitoral, em virtude da pandemia do Coronavírus, o que é algo bastante sensato. “Considero essa ideia do TSE bastante prudente e sensata, pois deveremos estar com incidência de vários casos do Covid-19 no período de realização das convenções, por isso os especialistas na área de saúde pública recomendam evitar aglomerações”, observou.

Já sobre a aplicação do marketing digital nas eleições desse ano, o analista político vê isso como uma ferramenta indispensável, por parte dos candidatos e de suas respectivas assessorias. “As redes sociais são uma grande ferramenta de aproximação do candidato com o eleitorado há um bom tempo, pois o guia eleitoral exibido nas emissoras de televisão e de rádio não tem a mesmo poder de persuasão de outrora, como foi o caso do ex-candidato à presidência da república na eleição de 2018 que tinha o maior tempo de TV, mas o seu resultado foi pífio e o então candidato Jair Bolsonaro com pouco tempo nessa mídia e trabalhando bem as suas ideias nas redes sociais acabou convencendo o eleitorado e sendo eleito. Além disso, esse ano o tempo de campanha será mais uma vez curto e as aglomerações serão evitadas pelos partidos políticos e quem saber utilizar bem as ferramentas digitais tem grande chance de ser vitorioso”, ressaltou.

Em relação, ao nível de exigência do eleitorado, Marcelo diz que ela vem aumentando cada vez mais, graças à facilidade do acesso às informações. “Grande parte das pessoas nos dias atuais tem celular e acesso a informação em todo o instante, através do whatsapp, blogs, portais noticiosos e isso vem contribuindo para uma melhoria na qualidade do voto e interferirá no voto no pleito, a ser realizado esse ano, onde as redes sociais serão amplamente utilizadas para a divulgação das informações aos eleitores vide o facebook para os eleitores mais maduros, instagram para a turma mais jovem e whatsapp de forma massificada pelos marqueteiros políticos”, salientou.

Por fim, Marcelo Bastos, diz que a quantidade de seguidores não indica que você terá tantos votos. “Você pode ter vários seguidores e uma boa parte deles não ter interesse em votar na sua candidatura, o que não viabiliza a sua eleição. Todavia, quem souber utilizar as redes sociais de forma profissional e mostrar a realidade existente à sociedade tem grande chance de convencer a fatia do eleitorado que é ligado às redes sociais a merecer o seu voto, por meio de um perfil diferente em todas as plataformas que estiver sendo divulgado. Fora isso, não se pode negar que nem todos utilizam a internet,
pois estamos num estado pobre e a forma tradicional de fazer política ainda atinge essa parcela do povo alagoano de forma substancial”, enfatizou.