Poder e Governo

À espera de Cleitinho, PL de Minas termina convenção sem candidato ao governo e lança Domingos Sávio ao Senado

Senador tem adiado a tomada de decisão e mantido a indefinição entre os partidos de direita no estado, que passaram a considerar o apoio a Marcelo Aro

Agência O Globo - 27/07/2026
À espera de Cleitinho, PL de Minas termina convenção sem candidato ao governo e lança Domingos Sávio ao Senado
Domingos Sávio - Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

A convenção do PL em Minas Gerais, realizada nesta segunda-feira, terminou sem a definição de um candidato que disputará o comando do governo, em meio à espera do partido pela decisão do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos). O partido chegou a avaliar a hipótese de lançar um nome próprio na disputa pelo Executivo, mas formalizou durante o evento somente a candidatura ao Senado do deputado federal Domingos Sávio (PL-MG) e dos indicados a outros cargos legislativos.

Disputa presidencial:

Datafolha:

Ao todo, foram anunciados 78 nomes que disputarão vagas na Assembleia Legislativa e 54 candidatos para a Câmara, entre eles o deputado federal (PL-MG), que disputará a reeleição. Sávio foi o único lançado ao Senado. Na ocasião, integrantes do partido também frisaram que aguardam pela definição de Cleitinho.

— Nós temos um acordo selado com o senador Cleitinho, que se dispôs a ser nosso governador. Caso não aconteça, dentro desse grupo que deve envolver PL, PP, Republicanos, União Brasil, PRD e Solidariedade, podemos escolher o melhor nome possível, alinhado a esse projeto nacional — declarou o presidente estadual do PL e deputado federal Zé Victor ao g1.

Apesar de ocupar a liderança das pesquisas de intenção de voto, o senador tem adiado a tomada de decisão. No último final de semana, ele optou por não comparecer à convenção estadual do Republicanos, realizada uma semana após o falecimento do irmão mais novo, Matheus Azevedo.

Como mostrou o GLOBO

Aro era cotado para concorrer ao Senado na chapa de reeleição do atual governador, Matheus Simões (PSD), escolhido como sucessor do ex-governador Romeu Zema (Novo). Nas últimas semanas, no entanto, o ex-secretário passou a ser considerado para disputar o governo após resistir à hipótese de dividir a chapa com o senador Carlos Viana (PSD).

Já a esquerda no estado apoiará o deputado federal Patrus Ananias (PT-MG), cuja vice será indicada pelo PSB. O partido considera para a vaga o empresário Josué Gomes, ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e filho do ex-vice-presidente José Alencar, ou Jarbas Soares, ex-procurador de Justiça de Minas.