Poder e Governo

PF solicita autorização ao STF para interrogar Bolsonaro sobre cofres no Alvorada

Corporação afirma ter encontrado documentos do ex-presidente e outros bens

Agência O Globo - 18/12/2025
PF solicita autorização ao STF para interrogar Bolsonaro sobre cofres no Alvorada
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). - Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) pediu autorização ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para interrogar o ex-presidente Jair Bolsonaro sobre o conteúdo de dois cofres encontrados no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.

Segundo a PF, os cofres foram abertos em junho deste ano, dois anos e meio após Bolsonaro deixar o Alvorada. Neles, foram localizados documentos pessoais do ex-presidente e outros bens. A corporação deseja ouvi-lo para esclarecer “a propriedade e a origem de tais bens”.

“Tendo em vista terem sido encontrados documentos pessoais do ex-Presidente Jair Messias Bolsonaro, junto a outros bens, faz-se necessária a realização de oitiva do mesmo, para que se manifeste sobre a propriedade e origem de tais bens”, afirma o ofício da PF.

A solicitação prevê que Bolsonaro seja interrogado na Superintendência da PF em Brasília, local onde ele está à disposição da Justiça após condenação pelo STF a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.

No documento enviado a Moraes, a PF relata que foi acionada pela Presidência para investigar os cofres, mas não detalha quando a solicitação foi feita.