Poder e Governo
PL da Dosimetria: confira como votaram os partidos e senadores
Projeto aprovado no Senado pode reduzir pena de Jair Bolsonaro e outros envolvidos nos atos de 8 de janeiro
O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira, o Projeto de Lei da Dosimetria, que prevê a redução de pena para o ex-presidente Jair Bolsonaro e demais envolvidos na tentativa de golpe de Estado ocorrida em 8 de janeiro de 2023. O texto segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Mais cedo, o projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas com restrição: sua aplicação ficará limitada aos condenados no contexto dos atos golpistas de 8 de janeiro, diferentemente da versão aprovada na Câmara dos Deputados, que era considerada mais ampla.
A proposta recebeu apoio unânime do PL, partido de Bolsonaro, que somou 15 dos 48 votos favoráveis. Outros partidos do Centrão, como União Brasil e Republicanos, também orientaram voto favorável ao projeto. Em contrapartida, todos os senadores do PT se posicionaram contra a medida.
Alguns partidos apresentaram divisão interna. No MDB, dos 10 senadores presentes, sete votaram contra e três a favor. O PSD também se dividiu: foram seis votos favoráveis e cinco contrários.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados