Poder e Governo

Lula promete criar Ministério da Segurança Pública se PEC for aprovada no Congresso

Texto deve ser apreciado pelos parlamentares antes do recesso parlamentar de dezembro

Agência O Globo - 11/12/2025
Lula promete criar Ministério da Segurança Pública se PEC for aprovada no Congresso
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: © AP Photo / Eraldo Peres

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira, que irá recriar o Ministério da Segurança Pública caso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) enviada pelo governo federal seja aprovada pelo Congresso Nacional.

“Queremos redefinir o papel da Guarda Nacional. Se aprovada a PEC, nós vamos criar o Ministério da Segurança Pública neste país”, declarou Lula.

Atualmente, as questões de segurança no governo Lula estão sob responsabilidade do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, chefiado por Ricardo Lewandowski. A equipe do ministro foi responsável pela elaboração da PEC.

Em entrevista exibida pela TV Alterosa, em Minas Gerais, o presidente reforçou a importância da PEC para dar ao governo federal maior capacidade de atuação na área de segurança pública, que hoje é uma atribuição prioritária dos governos estaduais.

“Hoje, o poder da segurança pública no Estado é do governador, porque ele tem a Polícia Militar e a Polícia Civil. O que queremos aprovar na PEC é como o governo federal pode atuar, qual será o papel da Polícia Federal. Se poderemos interferir, porque veja: no Rio de Janeiro, a polícia procurava há cinco anos o assassino de Marielle Franco e não encontrou. Quem encontrou foi a Polícia Federal”, destacou Lula.