Poder e Governo
Lula promete criar Ministério da Segurança Pública se PEC for aprovada no Congresso
Texto deve ser apreciado pelos parlamentares antes do recesso parlamentar de dezembro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira, que irá recriar o Ministério da Segurança Pública caso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) enviada pelo governo federal seja aprovada pelo Congresso Nacional.
“Queremos redefinir o papel da Guarda Nacional. Se aprovada a PEC, nós vamos criar o Ministério da Segurança Pública neste país”, declarou Lula.
Atualmente, as questões de segurança no governo Lula estão sob responsabilidade do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, chefiado por Ricardo Lewandowski. A equipe do ministro foi responsável pela elaboração da PEC.
Em entrevista exibida pela TV Alterosa, em Minas Gerais, o presidente reforçou a importância da PEC para dar ao governo federal maior capacidade de atuação na área de segurança pública, que hoje é uma atribuição prioritária dos governos estaduais.
“Hoje, o poder da segurança pública no Estado é do governador, porque ele tem a Polícia Militar e a Polícia Civil. O que queremos aprovar na PEC é como o governo federal pode atuar, qual será o papel da Polícia Federal. Se poderemos interferir, porque veja: no Rio de Janeiro, a polícia procurava há cinco anos o assassino de Marielle Franco e não encontrou. Quem encontrou foi a Polícia Federal”, destacou Lula.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados