Poder e Governo
Câmara vota hoje projeto que pode reduzir penas do 8 de Janeiro
Proposta pode beneficiar Bolsonaro ao diminuir penas para crimes relacionados aos atos golpistas de 2023.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), comunicou a líderes partidários em reunião nesta manhã que o projeto de lei sobre a dosimetria das penas será pautado para votação em plenário nesta terça-feira. A informação foi confirmada pelo relator, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), e por outros líderes presentes no encontro com Motta.
— Sim, vota hoje — afirmou o relator.
O projeto prevê a redução das penas para envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro e pode beneficiar diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Uma das versões do texto, ainda não definitiva, pois o relatório não foi protocolado, propõe a diminuição das penas e a unificação dos crimes de golpe de Estado e abolição violenta do Estado democrático de Direito, além de reduzir as penas para crimes de dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Com isso, a pena de Bolsonaro no caso da tentativa de golpe poderia ser reduzida de 7 a 11 anos.
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o ex-presidente cumpra pena de 27 anos e três meses na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, em razão da tentativa de golpe de Estado após a derrota eleitoral em 2022.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista