Poder e Governo
Datafolha: 91% dos eleitores não se arrependem do voto para presidente em 2022
Pesquisa indica manutenção da polarização após prisão de Bolsonaro e às vésperas da eleição de 2026; 77% consideram o próximo pleito 'muito importante'
Levantamento do Datafolha realizado com 2.002 pessoas entre 2 e 4 de dezembro revela que 91% dos eleitores não se arrependem do voto para presidente em 2022. Apenas 8% afirmam estar arrependidos e 1% não respondeu. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A convicção é semelhante entre os que votaram em Lula (91%) e Bolsonaro (92%).
O índice de arrependimento é mais alto no Sul (11%) e entre quem ganha até dois salários mínimos (10%). Entre os que recebem de cinco a dez salários mínimos, o percentual cai para 6%. Entre os arrependidos, 4% afirmam preferir o PT e 1% o PL.
A pesquisa foi realizada logo após a prisão de Jair Bolsonaro. A maioria dos entrevistados considera a detenção justa, mas o episódio não impactou a fidelidade de sua base, que mantém grau de convicção semelhante ao dos eleitores de Lula.
Nas simulações para 2026, Lula lidera todos os cenários, embora registre 44% de rejeição, índice próximo ao de Bolsonaro, com 45%.
Para 77% dos entrevistados, a eleição de 2026 é considerada “muito importante”. Entre bolsonaristas, o índice chega a 85%, enquanto entre lulistas é de 79%. Pessoas de 45 a 59 anos são as que mais valorizam o pleito (80%). Já entre os maiores de 60 anos, 12% dizem não considerar a eleição importante.
Segundo o Datafolha, mesmo entre os mais engajados politicamente, há forte divisão: no grupo que considera a eleição muito importante, 80% avaliam o governo Lula como ótimo/bom, enquanto outros 80% classificam a gestão como ruim/péssima.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista