Poder e Governo

'Falou, tá falado', 'estupidez' e silêncio: como a direita reagiu à pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à presidência

Senador fez o anúncio na sexta-feira, após o ex-presidente Jair Bolsonaro decidir que o apoiaria na corrida pelo Planalto no ano que vem

Agência O Globo - 06/12/2025
'Falou, tá falado', 'estupidez' e silêncio: como a direita reagiu à pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à presidência
Jefferson Rudy/Agência Senado - Foto: Em discurso, à tribuna, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

O anúncio do senador como pré-candidato do PL à presidência da República em 2026, na sexta-feira, provocou diferentes reações na direita. Enquanto parte dos nomes celebrou a escolha e destacou o aval do ex-presidente , outros optaram pelo silêncio ou defenderam que o ex-mandatário ajudou o presidente Luiz Inácio da Silva ao optar por apoiar o filho na corrida pela presidência do ano que vem.

'Não aguenta um debate':

Eduardo Bolsonaro apoia pré-candidatura de Flávio à Presidência:

Veja como reagiram os nomes da direita:

Eduardo Bolsonaro

O deputado federal e pediu que “deixem as diferenças para trás” para que a direita chegue a um consenso em torno do nome do irmão.

"Meu irmão erguerá a bandeira dos ideais do nosso pai. Ele será o rosto da esperança em meio ao medo; da liberdade em meio à opressão. Representará todos aqueles que se recusam a se ajoelhar diante da tirania."

Michelle Bolsonaro

A ex-primeira-dama desejou bênçãos ao primogênito de Jair Bolsonaro e .

“Que Deus te abençoe, Flávio, nesta nova missão pelo nosso amado Brasil. Que o Senhor te dê sabedoria, força e graça em cada passo, e que a mão d’Ele conduza o teu caminho para o bem da nossa nação.”

Valdemar Costa Neto

O presidente do PL disse nesta sexta-feira que a palavra de Jair Bolsonaro sobre a sucessão presidencial e a .

— Confirmado. Flávio me disse que o nosso Capitão ratificou sua candidatura. Bolsonaro falou, está falado. Estamos juntos — disse ao GLOBO.

Romeu Zema

O governador de Minas Gerais disse que "faz todo sentido o Flávio apresentar seu nome à Presidência". "É justo e democrático", completou.

Ronaldo Caiado

O governador de Goiás , mas declarou que manterá a própria pré-candidatura à presidência.

"É uma decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, juntamente com sua família, e cabe a todos nós respeitá-la. Ele tem o direito de buscar viabilizar a candidatura do senador Flávio Bolsonaro. Da minha parte, sigo pré-candidato a presidente e estou convicto de que no próximo ano vamos tirar o PT do poder e devolver o Brasil aos brasileiros."

Tarcísio de Freitas

O governador de São Paulo, que é cotado para ser candidato à presidência no ano que vem, não comentou o anúncio de Flávio. Dias antes de vir a público que Jair Bolsonaro decidiu lançar o filho como pré-candidato à Presidência em 2026, o senador viajou para a capital paulista e .

Antonio Rueda

O presidente do União Brasil divulgou nesta sexta-feira uma nota em que reclama de articulações envolvendo o processo eleitoral de 2026.

“Como co-presidente da Federação União Progressista, juntamente com Ciro Nogueira , e também como presidente nacional do União Brasil, reafirmo nosso compromisso com o Brasil que precisa avançar. Os últimos acontecimentos apenas reforçam o que sempre defendemos: em 2026, não será a polarização que construirá o futuro, mas a capacidade de unir forças em torno de um projeto sério, responsável e voltado para os reais interesses do povo brasileiro”, disse Rueda sem citar Flávio Bolsonaro.

Joice Hasselmann

A ex-deputada classificou a indicação como “mais uma estupidez” do ex-presidente:

— O Centrão não queria nem um nome para vice com o sobrenome Bolsonaro — afirmou. — (Com a escolha), Bolsonaro joga a eleição no colo de Lula.

João Amoedo

O ex-presidente do partido Novo afirmou que o ex-presidente "se consolida como o maior cabo eleitoral do PT" ao anunciar o apoio ao filho,

"Bolsonaro, sem nenhuma surpresa - dado o seu perfil egocêntrico e individualista - anuncia o filho para a disputa da Presidência em 2026. Os governadores de direita, que se humilharam para substituí-lo, terão agora que fazer campanha para Flávio Bolsonaro, acusado de rachadinha. O cenário facilita a vitória de Lula ou de outro candidato que seja endossado por ele."

Silas Malafaia

Líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, o pastor fez uma publicação nas redes sociais poucas horas após anúncio de Flávio: “A quem interessar: o amadorismo da direita faz a esquerda dar gargalhadas. Não estou falando nem contra e nem a favor de ninguém. Somente isto.”