Poder e Governo

Alcolumbre se irrita com Paulinho da Força por ação sobre impeachment no STF e amplia dificuldades do PL da dosimetria

Deputado é autor da ação que desencadeou a liminar do ministro Gilmar Mendes limitando os pedidos de impeachment de integrantes do STF

Agência O Globo - 05/12/2025
Alcolumbre se irrita com Paulinho da Força por ação sobre impeachment no STF e amplia dificuldades do PL da dosimetria
Alcolumbre - Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), demonstrou insatisfação com a atuação do deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), autor da ação que resultou na liminar do ministro Gilmar Mendes restringindo pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Alcolumbre foi informado da decisão enquanto recebia Paulinho, presidente do Solidariedade e relator do projeto da dosimetria, em reunião na residência oficial do Senado para tratar de pautas do Amapá, estado governado por seu partido.

Minutos após a chegada de Paulinho, a decisão de Mendes veio a público. Segundo interlocutores, Alcolumbre se irritou tanto com o teor da liminar quanto pelo fato de a ação ter sido articulada por Paulinho, com quem mantém relação próxima.

Horas depois, no plenário, o presidente do Senado — responsável por analisar pedidos de destituição de ministros do STF — classificou o episódio como uma “grave ofensa à separação dos Poderes”.

Paulinho da Força já havia protagonizado outros momentos de tensão nos últimos meses. Relator do projeto da dosimetria, que pode reduzir penas de envolvidos em atos golpistas e beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado busca, desde setembro, construir um texto de consenso.

Paulinho enfrenta resistência de Alcolumbre à proposta original e já dialogou com representantes de PL, PT, União, PP, Republicanos, MDB, PSD, PSDB, Podemos, Solidariedade, Avante, PRD e Novo, mas o projeto pouco avançou até o momento.