Poder e Governo
Moraes autoriza alimentação particular para Bolsonaro, com fiscalização da PF
Ex-presidente poderá receber refeições enquanto estiver preso
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a receber uma alimentação especial, entregue por pessoa previamente indicada por sua defesa, enquanto estiver preso. A entrega das refeições, no entanto, será fiscalizada e registrada pela Polícia Federal (PF).
A decisão atende a um pedido dos advogados de Bolsonaro. O ex-presidente está detido na Superintendência da PF em Brasília, inicialmente sob prisão preventiva, e, a partir desta terça-feira, para o cumprimento da pena de 27 anos e três meses de reclusão à qual foi condenado pelo STF.
"Em virtude do pedido de Jair Messias Bolsonaro de alimentação especial, autorizo sua entrega por pessoa previamente cadastrada pela defesa do custodiado e no horário fixado pela Polícia Federal, que deverá fiscalizar e registrar o que for entregue", determinou Moraes nesta terça-feira.
Conforme apurado pelo jornal O Globo, Bolsonaro tem recusado as refeições fornecidas pela PF, optando por alimentos preparados pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A entrega diária das refeições, entretanto, vinha sendo questionada pelas autoridades.
Há preocupação quanto à procedência e à qualidade dos alimentos. Caso o ex-presidente apresente algum mal-estar, a responsabilidade poderá recair sobre a PF, que mantém sua custódia.
Após visitar o pai nesta terça-feira, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) comentou sobre a situação alimentar. Segundo ele, seria um absurdo caso a Justiça vetasse a entrega das refeições.
— Isso não pode acontecer, não é um tratamento dado para uma pessoa idosa. Não se trata de luxo, mas sim de uma questão de saúde — afirmou o senador.
As refeições de Bolsonaro são preparadas por Michelle Bolsonaro, enquanto a entrega à Superintendência da PF fica sob responsabilidade de Eduardo Torres, irmão da ex-primeira-dama.
Além de seguir uma dieta restrita devido a cirurgias abdominais, Bolsonaro teme ser alvo de envenenamento na prisão, conforme relatou o senador Flávio Bolsonaro.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados