Poder e Governo
Bolsonaro recebe visitas dos filhos Flávio e Carlos na PF em Brasília
Filho mais velho é escolhido como porta-voz político da família após reunião de emergência no PL
O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu nesta terça-feira as visitas dos filhos Flávio e Carlos Bolsonaro na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde está preso preventivamente desde sábado. A ida dos filhos foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
Segundo decisão judicial, cada filho poderá visitar o pai por até 30 minutos, separadamente. Na quinta-feira, Bolsonaro deve ser visitado por outro filho, o vereador Jair Renan, que também solicitou autorização ao Supremo.
Em reunião realizada na segunda-feira pelo PL, partido de Bolsonaro, Flávio foi escolhido pela família como porta-voz político do ex-presidente. Após o encontro, Flávio afirmou que o “objetivo único” da oposição agora é aprovar a anistia aos condenados e investigados pelos atos de 8 de janeiro, medida que beneficiaria Bolsonaro.
A reunião de emergência, convocada na sede do partido, contou com a presença de Michelle Bolsonaro, Carlos Bolsonaro, Jair Renan, o advogado Paulo Bueno e parlamentares alinhados ao núcleo mais ideológico da legenda.
Nesta segunda-feira, o Supremo Tribunal Federal manteve por unanimidade a prisão preventiva de Bolsonaro. A Primeira Turma referendou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que argumentou que o ex-presidente “violou dolosa e conscientemente” a tornozeleira eletrônica, danificada com um ferro de solda. O voto de Moraes rebateu o argumento da defesa e do próprio Bolsonaro, que alegaram “confusão mental” devido ao uso de remédios ao tentar romper o equipamento de monitoramento, na madrugada de sábado.
O ex-presidente está detido em uma sala especial na Superintendência, com cerca de 12 metros quadrados, cama de solteiro, ar-condicionado, frigobar, banheiro privativo e televisão. O espaço passou por reforma recente diante da possibilidade de prisão em razão dos processos aos quais Bolsonaro responde.
A sala conta com banheiro privativo, cama, cadeira, armário, escrivaninha, televisão, frigobar e ar-condicionado. O ambiente é semelhante ao que abrigou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Superintendência da PF em Curitiba. À época, Lula cumpriu pena de 12 anos por condenação no caso do tríplex do Guarujá (SP), posteriormente anulada pelo Supremo.
A legislação brasileira prevê que autoridades com prerrogativa de função, como ex-presidentes, tenham direito a espaço compatível com a chamada prerrogativa de função.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados