Poder e Governo

Eduardo Bolsonaro defende fuga de condenados e afirma que "vale a pena lutar pela liberdade"

Deputado diz que Ramagem e réus do 8 de Janeiro deveriam deixar o país diante de decisões do STF

Agência O Globo - 22/11/2025
Eduardo Bolsonaro defende fuga de condenados e afirma que 'vale a pena lutar pela liberdade'
Deputado Eduardo Bolsonaro - Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) declarou à CNN Brasil neste sábado (22) ser favorável à fuga dos condenados na ação penal da trama golpista, incluindo o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ). Segundo Eduardo, "vale a pena lutar pela liberdade", já que, em sua avaliação, as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) seriam "injustas".

— É justo todas as pessoas do 8 de Janeiro, o deputado Alexandre Ramagem (se for realmente essa a intenção dele ao ir para os Estados Unidos), fugirem de uma pena injusta. Quando um bandido comete um crime e vai para a cadeia, isso é como se fosse um acidente de trabalho, ele sabe que estava incorrendo naquele risco. Outra coisa é a cabeça de alguém que não cometeu crime algum — afirmou Eduardo Bolsonaro.

O parlamentar também acusou o STF de tentar "controlar as eleições de 2026".

— Ainda que não seja o cenário ideal, porque demonstra que já não há mais democracia ou esperança de justiça vinda da Suprema Corte, eu acho que sim, vale a pena você lutar pela sua liberdade — completou.

As declarações ocorreram no mesmo dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso preventivamente, por determinação do ministro Alexandre de Moraes. Bolsonaro foi levado à Superintendência da Polícia Federal em Brasília após a Justiça avaliar risco concreto de fuga, especialmente depois de admitir ter usado um ferro de solda para tentar romper a tornozeleira eletrônica, medida cautelar imposta pelo STF.

Na manifestação em que pediu ao STF a prisão preventiva de Jair Bolsonaro, a Polícia Federal mencionou que o deputado federal Alexandre Ramagem teria deixado o país "com a finalidade de se furtar à aplicação da lei penal".

Ramagem foi condenado pelo STF em setembro a 16 anos e um mês de prisão no âmbito da ação penal da trama golpista. O parlamentar, atualmente licenciado do cargo para tratamento de saúde, está em Miami. Sua saída do país não foi comunicada às autoridades. A Polícia Federal investiga se Ramagem atravessou a fronteira de carro a partir de Boa Vista (RR) e, do exterior, seguiu para os Estados Unidos.

A PF citou "informações que o condenado na mesma ação penal, Alexandre Rodrigues Ramagem, evadiu-se do país com a finalidade de se furtar à aplicação da lei penal, estando atualmente na cidade de Miami, nos Estados Unidos".

Na decisão que decretou a prisão preventiva de Jair Bolsonaro, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que Ramagem e os deputados Eduardo Bolsonaro e Carla Zambelli (PL-SP) "também se valeram da estratégia de evasão do território nacional, com objetivo de se furtar à aplicação da lei penal".

Eduardo Bolsonaro vive atualmente nos Estados Unidos em autoexílio, de onde faz lobby junto ao governo norte-americano para obter sanções contra autoridades brasileiras. Já Carla Zambelli está detida na Itália e aguarda extradição para o Brasil.