Poder e Governo

Ferro de solda usado por Bolsonaro para tentar romper tornozeleira não é indicado para plástico

Relatório da Secretaria Penitenciária do DF aponta que Bolsonaro admitiu ter usado o equipamento por 'curiosidade'

Agência O Globo - 22/11/2025
Ferro de solda usado por Bolsonaro para tentar romper tornozeleira não é indicado para plástico
O ex-presidente Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução / Instagram

O ex-presidente Jair Bolsonaro, preso neste sábado, admitiu ter utilizado um ferro de solda para tentar abrir a tornozeleira eletrônica que usava como medida cautelar. O equipamento, uma ferramenta elétrica que aquece a ponta para derreter materiais como estanho, não é adequado para derreter plástico, como o da caixa da tornozeleira eletrônica, podendo inclusive sujar ou danificar a ponta da ferramenta.

No diálogo com uma agente penitenciária, Bolsonaro afirmou ter usado o "ferro de solda" no dispositivo e alegou que agiu por "curiosidade".

A ferramenta é amplamente empregada por técnicos em eletrônica para consertos e montagem de circuitos, conexão de fios e outras aplicações em metalurgia, eletricidade e artesanato. O calor gerado permite criar conexões elétricas e mecânicas resistentes, mas o uso inadequado pode causar queimaduras graves.

A informação consta em relatório da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (SEAPE-DF), elaborado após equipes de fiscalização serem acionadas para apurar possível violação do dispositivo. Bolsonaro foi preso por risco de fuga após a constatação das avarias na tornozeleira.

A SEAPE-DF também anexou um vídeo que mostra o momento em que a equipe inspeciona o aparelho.