Poder e Governo
PF pericia tornozeleira eletrônica de Bolsonaro para apurar possível rompimento com material quente
Ex-presidente foi preso na manhã deste sábado em Brasília
A Polícia Federal (PF) iniciou a perícia na tornozeleira eletrônica utilizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para apurar se houve tentativa de rompimento do dispositivo por meio de material de soldagem ou objeto aquecido, como uma faca.
O alerta de violação foi registrado às 0h08 deste sábado e comunicado pelo Centro Integrado de Monitoração Eletrônica às autoridades responsáveis pela fiscalização das medidas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com investigadores da Polícia Federal, a tornozeleira eletrônica de Bolsonaro precisou ser substituída durante a madrugada após ser constatada uma grave violação. O episódio, citado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, fundamentou a decisão de prisão preventiva do ex-presidente. Segundo integrantes da PF ouvidos pelo jornal O Globo, o problema não foi causado por falta de bateria.
Falha refutada
A hipótese de que a falha teria sido resultado de um descuido de Bolsonaro, ao deixar a bateria descarregar, foi ventilada nos bastidores por pessoas próximas ao ex-presidente, mas foi prontamente refutada por membros da PF e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
As autoridades explicaram que os alertas para falta de bateria e para tentativa de violação da tornozeleira são distintos. No caso de Bolsonaro, o sinal apontou violação. Uma das linhas de investigação apura se houve tentativa de remoção do equipamento com o uso de material de soldagem.
Risco concreto de fuga
O ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva de Bolsonaro sob o argumento de risco concreto de fuga. Conforme o despacho, o Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal registrou a violação da tornozeleira às 0h08 de 22 de novembro.
No documento, Moraes afirmou que o ato indica a intenção do ex-presidente de romper o equipamento para facilitar uma possível fuga, em meio à mobilização de apoiadores convocada por seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados