Poder e Governo
Parecer da PGR pela prisão de Bolsonaro foi emitido à 1h25 da madrugada
Ministro Alexandre de Moraes determinou que ex-presidente fosse levado sob custódia para uma sala na Superintendência Regional da PF em Brasília
O parecer favorável à prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi redigido pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, à 1h25 deste sábado.
“Diante da urgência e gravidade dos novos fatos apresentados, a Procuradoria-Geral da República não se opõe à providência indicada pela Autoridade Policial”, afirma o documento.
O horário está registrado na assinatura eletrônica do parecer emitido pela PGR, que concordou com o pedido de prisão preventiva encaminhado pela Polícia Federal. Ainda neste sábado, o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva de Bolsonaro, que foi conduzido para a sede da Polícia Federal em Brasília.
A decisão do ministro atendeu ao pedido da corporação, que avaliou risco de fuga após a convocação de uma vigília por Flávio Bolsonaro para este sábado, em frente à residência do ex-presidente.
Na decisão, Moraes destacou que a PF identificou a possibilidade de a vigília servir para que Bolsonaro utilizasse a aglomeração como subterfúgio para uma eventual saída do local. Também foi constatada tentativa de rompimento do monitoramento eletrônico.
A prisão preventiva decretada não está relacionada à execução da pena de 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado, condenação imposta ao ex-presidente em setembro pela Primeira Turma do STF.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados