Poder e Governo
Moraes cita proximidade da casa de Bolsonaro à embaixada dos EUA ao decretar prisão preventiva
Ministro do STF destaca distância de 13 km entre residência do ex-presidente e representação diplomática americana, além de suposto plano de asilo à Argentina
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, destacou a proximidade entre a residência do ex-presidente Jair Bolsonaro e a embaixada dos Estados Unidos em Brasília ao determinar, neste sábado, a prisão preventiva do ex-mandatário.
Na decisão, Moraes ressaltou que Bolsonaro já teria cogitado solicitar asilo político à Argentina. O ex-presidente foi conduzido na manhã deste sábado à carceragem da Polícia Federal (PF) em Brasília, após o ministro apontar o descumprimento de medidas cautelares, como a violação da tornozeleira eletrônica e a convocação de uma vigília de apoiadores em frente ao condomínio onde reside.
"Importante destacar, ainda, que o condomínio do réu está localizado a cerca de 13 km (treze quilômetros) do Setor de Embaixadas Sul de Brasília/DF, onde fica localizada a embaixada dos Estados Unidos da América, em uma distância que pode ser percorrida em cerca de 15 (quinze) minutos de carro. Rememoro que o réu, conforme apurado nestes autos, planejou, durante a investigação que posteriormente resultou na sua condenação, a fuga para a embaixada da Argentina, por meio de solicitação de asilo político àquele país", afirmou Moraes na decisão.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados