Poder e Governo

Câmara afirma não ter sido comunicada sobre saída de Ramagem do Brasil

Segundo reportagem do site PlatôBR, deputado federal estaria nos Estados Unidos

Agência O Globo - 20/11/2025
Câmara afirma não ter sido comunicada sobre saída de Ramagem do Brasil
Plenário da Câmara dos Deputados - Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados informou que não foi comunicada sobre a saída do país do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), tampouco autorizou sua participação em missão internacional. Em nota oficial, a Casa declarou que Ramagem apresentou atestados médicos referentes aos períodos de 9 de setembro a 8 de outubro e de 13 de outubro a 12 de dezembro.

Ramagem foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo referente à trama golpista e deixou o Brasil enquanto se aproximava o trânsito em julgado da decisão. Reportagem publicada pelo portal PlatôBR revelou que o parlamentar está em Miami, nos Estados Unidos.

Parlamentares do PSOL protocolaram, na quarta-feira, um pedido ao STF e à Polícia Federal (PF) solicitando a decretação de prisão cautelar de Ramagem. O documento é assinado pelos deputados federais Henrique Vieira, Tarcísio Motta, Chico Alencar, Talíria Petrone e Glauber Braga.

Alexandre Ramagem foi condenado em razão de sua atuação como diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Bolsonaro, recebendo pena de 16 anos e um mês de reclusão. Além da condenação, foi determinada a perda do cargo de delegado da PF, conforme previsão do Código Penal. Segundo investigação da PF, há indícios de que Ramagem comandou um esquema de espionagem clandestina no período em que chefiou a Abin. Ele também teria mantido arquivos, registrados em seu e-mail, com orientações a Jair Bolsonaro sobre ataques às urnas eletrônicas.

Confira a íntegra da nota da Câmara dos Deputados:

"A Câmara dos Deputados informa que não foi autorizada missão oficial no exterior para o Deputado Delegado Ramagem, tampouco houve comunicação à Presidência de afastamento do parlamentar do território nacional.

Adicionalmente, informa que o Deputado apresentou atestados médicos nos períodos de 9 de setembro a 8 de outubro e de 13 de outubro a 12 de dezembro."

Assessoria de Imprensa da Presidência da Câmara dos Deputados