Poder e Governo
Um dia após aprovação do Antifacção, Alcolumbre se reúne com Fachin e Hugo Motta para discutir Judiciário e sistema prisional
Presidente do Senado reforça aproximação com o STF em meio à tramitação de projetos de segurança e após encontro recente com Alexandre de Moraes sobre combate ao crime organizado
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), recebeu nesta quarta-feira o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin, e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para discutir projetos de interesse do Judiciário em tramitação no Congresso Nacional. O encontro ocorreu um dia após a Câmara aprovar, em meio a intensa disputa política, o Projeto de Lei Antifacção, que será analisado pelo Senado nas próximas semanas.
De acordo com nota divulgada por Alcolumbre, Fachin apresentou os avanços do Programa Pena Justa, uma iniciativa do Judiciário em parceria com o Executivo que visa enfrentar, “com rigor técnico e humanitário”, os desafios estruturais do sistema prisional brasileiro. O senador ressaltou que o diálogo entre os Poderes é fundamental para acelerar a análise de propostas que impactam o sistema de Justiça e a vida dos brasileiros.
A reunião também evidencia o engajamento de Alcolumbre na pauta da segurança pública. No início de novembro, o presidente do Senado recebeu o ministro Alexandre de Moraes, também do STF, para tratar de ações de combate ao crime organizado, no mesmo dia em que o Senado instalou a CPI do Crime Organizado. Na ocasião, Moraes defendeu maior integração entre os Poderes e compartilhou impressões de sua visita ao Rio de Janeiro após a megaoperação que resultou em 121 mortes nos complexos do Alemão e da Penha.
Naquele momento, Alcolumbre declarou estar “muito disposto” a enfrentar o tema e destacou que a CPI deve investigar a fundo o financiamento das facções e propor mudanças legislativas com “resultado efetivo”.
“O diálogo permanente e responsável entre os Poderes é essencial para avançarmos, com celeridade e equilíbrio, na análise das propostas que impactam o sistema de justiça”, afirmou Alcolumbre em nota oficial.
O presidente do Senado reiterou ainda o compromisso do Congresso com “o aperfeiçoamento das leis, a defesa dos direitos fundamentais e a construção de soluções que garantam justiça, proteção e cidadania para todo o Brasil”.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados