Poder e Governo

Líder do governo avalia que Messias tem cenário mais favorável que Gonet para aprovação no Senado

Jaques Wagner afirma que advogado-geral Jorge Messias não enfrenta resistência no Senado, ao contrário do procurador Paulo Gonet, cuja votação foi marcada por oposição devido à denúncia contra Bolsonaro.

Agência O Globo - 17/11/2025
Líder do governo avalia que Messias tem cenário mais favorável que Gonet para aprovação no Senado
Líder do governo avalia que Messias tem cenário mais favorável que Gonet para aprovação no Senado - Foto: Reprodução

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), declarou nesta segunda-feira que a votação apertada para a recondução do procurador-geral da República, Paulo Gonet, não representa um sinal de alerta para a aprovação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Messias é o principal indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a vaga de Luís Roberto Barroso, que anunciou aposentadoria antecipada em 9 de outubro.

Segundo Wagner, Gonet enfrentou maior resistência devido à denúncia apresentada contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

— A votação do Gonet é muito diferente da do Messias. Na eleição do Gonet, havia um grupo forte de oposição a ele pelo fato de ele ter feito a denúncia contra o ex-presidente da República. Então, era óbvio que eles iam puxar. Depois ele deu uma declaração dizendo que era uma prerrogativa do Ministério Público apresentar a denúncia. Algumas pessoas tomaram isso como afronta ao parlamento. No caso do Messias, não o vejo arestado com nenhum segmento dentro do Senado — afirmou o senador.