Poder e Governo

Câmara de Florianópolis aprova uso da Bíblia como recurso paradidático em escolas

Projeto do vereador João Padilha (PL) permite utilização da Bíblia em todas as modalidades de ensino, incluindo presencial e homeschooling, em escolas públicas e privadas da capital catarinense.

Agência O Globo - 14/11/2025
Câmara de Florianópolis aprova uso da Bíblia como recurso paradidático em escolas
- Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Florianópolis (SC) aprovou um projeto de lei que autoriza o uso da Bíblia como recurso paradidático em escolas públicas e privadas da cidade. A proposta, de autoria do vereador João Padilha (PL), foi aprovada em sessão realizada nesta quarta-feira (12), com 13 votos favoráveis e três contrários. O texto agora segue para sanção do prefeito Topázio Neto (PSD).

De acordo com o projeto, a leitura de trechos bíblicos poderá ocorrer em escolas públicas, particulares e também no ensino domiciliar (homeschooling), como recurso paradidático voltado à disseminação de conteúdos culturais, históricos, geográficos e arqueológicos presentes na obra.

A proposta destaca que o objetivo é auxiliar projetos pedagógicos nas áreas de história, literatura, ensino religioso, artes e filosofia. O texto ressalta ainda que a participação dos estudantes nas atividades que utilizarem a Bíblia como fonte não será obrigatória, garantindo-se sempre a liberdade de opção religiosa e filosófica dos alunos.

A aprovação foi comemorada pelo vereador João Padilha em suas redes sociais. Em publicação feita após a votação, Padilha afirmou que a Bíblia passa a ter espaço nas escolas de Florianópolis "não por imposição, mas pelo reconhecimento de seu valor histórico, cultural e moral".

"Negar esse patrimônio é negar quem somos. Florianópolis escolhe manter acesa a chama das nossas raízes. E eu tenho orgulho de fazer parte disso", escreveu o parlamentar.