Poder e Governo
Vice-governadora do DF afirma que Papuda não tem estrutura para receber Bolsonaro
Celina Leão (PP) destaca questões de saúde e idade do ex-presidente, enquanto Ibaneis Rocha (MDB) diz que presídio possui condições físicas para abrigá-lo
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), afirmou que o Complexo Penitenciário da Papuda não tem condições adequadas para receber o ex-presidente, condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. Em meio ao impasse sobre o local em que Bolsonaro cumprirá pena, Celina ressaltou que o quadro clínico e a idade avançada do ex-mandatário inviabilizam sua permanência no presídio.
“Ele precisa de uma dieta especial, tem idade avançada, trata-se de um ex-presidente. Se for bem cuidado, vai ter uma vida prolongada. Não temos condições de preparar uma comida especial de que ele necessita por causa das cirurgias. E, mesmo nas áreas mais isoladas, as condições não são adequadas para um ex-presidente”, afirmou Celina Leão em entrevista ao SBT News.
Já o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que a Papuda possui “condições físicas” para receber Bolsonaro, ressaltando que a decisão final caberá ao Supremo Tribunal Federal (STF). “Quem vai decidir é o Supremo. A Seape (Secretaria de Administração Penitenciária) só cumpre. As condições do presídio eu conheço, e nós temos condições físicas. Agora, não conheço a saúde do ex-presidente. Não sei como está, não o visito, não somos amigos. Não vou saber se ele tem condições de viver em presídio e com a alimentação que tem lá”, declarou Ibaneis ao site Metrópoles.
Ibaneis declarou apoio a Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Já a ex-primeira-dama, do PL, manifestou apoio a Celina para a sucessão ao governo do DF em 2026.
‘Papudinha’
Segundo informações, Bolsonaro deve iniciar o cumprimento da pena no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como “Papudinha”, que fica dentro do Complexo Penitenciário da Papuda. A decisão sobre o local definitivo será do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A unidade já recebeu outras autoridades, como o ex-ministro Anderson Torres, o ex-vice-governador do DF Benedito Domingos e o ex-secretário de Saúde Francisco Araújo. Também estiveram detidos no local integrantes da antiga cúpula da PM-DF, investigados por suposta omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro. Esses oficiais foram soltos e aguardam julgamento no STF.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados