Poder e Governo

CCJ do Senado inicia sabatina de Gonet para novo mandato à frente da PGR

Sessão começou na manhã desta quarta-feira; procurador deve ser questionado sobre denúncias contra Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e os atos de 8 de janeiro

Agência O Globo - 12/11/2025
CCJ do Senado inicia sabatina de Gonet para novo mandato à frente da PGR
O procurador-geral da República, Paulo Gonet - Foto: Reprodução

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado iniciou, na manhã desta quarta-feira, a sabatina do procurador-geral da República, Paulo Gonet, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um novo mandato de dois anos à frente da PGR.

Durante a sessão, Gonet enfrenta o colegiado sob a expectativa de ser questionado sobre as denúncias apresentadas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP), além do papel do Ministério Público na responsabilização dos mais de mil condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

A sessão é presidida pelo senador Otto Alencar (PSD-BA) e pode se estender ao longo do dia. O relator da indicação, senador Omar Aziz (PSD-AM), apresentou parecer favorável à recondução e destacou a atuação “técnica e apartidária” do procurador-geral.

Após a sabatina, a CCJ deve votar o relatório. Caso o nome de Gonet seja aprovado, a indicação segue ainda nesta quarta-feira para o plenário do Senado, onde o procurador precisará do apoio da maioria absoluta dos senadores para ser reconduzido ao cargo até 2027.