Poder e Governo
CCJ do Senado inicia sabatina de Gonet para novo mandato à frente da PGR
Sessão começou na manhã desta quarta-feira; procurador deve ser questionado sobre denúncias contra Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e os atos de 8 de janeiro
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado iniciou, na manhã desta quarta-feira, a sabatina do procurador-geral da República, Paulo Gonet, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um novo mandato de dois anos à frente da PGR.
Durante a sessão, Gonet enfrenta o colegiado sob a expectativa de ser questionado sobre as denúncias apresentadas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP), além do papel do Ministério Público na responsabilização dos mais de mil condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.
A sessão é presidida pelo senador Otto Alencar (PSD-BA) e pode se estender ao longo do dia. O relator da indicação, senador Omar Aziz (PSD-AM), apresentou parecer favorável à recondução e destacou a atuação “técnica e apartidária” do procurador-geral.
Após a sabatina, a CCJ deve votar o relatório. Caso o nome de Gonet seja aprovado, a indicação segue ainda nesta quarta-feira para o plenário do Senado, onde o procurador precisará do apoio da maioria absoluta dos senadores para ser reconduzido ao cargo até 2027.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados