Poder e Governo

CPI do INSS: relator diz que tentará convocar parlamentares depois de apontar laços políticos com investigados

Senador Weverton Rocha se disse "supreso" e criticou a atuação do relator da CPI

Agência O Globo - 27/10/2025
CPI do INSS: relator diz que tentará convocar parlamentares depois de apontar laços políticos com investigados
Alfredo Gaspar (União-AL) - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O relator da CPI do INSS, o deputado Alfredo Gaspar (União-AL), afirmou nesta segunda-feira que as investigações do colegiado irão fundamentar o pedido para a convocação de parlamentares. O deputado Euclydes Pettersen (PSD-MG) e o senador Weverton Rocha (PDT-MA) devem ser os primeiros, de acordo com Gaspar, que disse esperar que os dois não sejam "blindados".  O relator afirmou que Pettersen deve ser convocado após o ex-diretor do INSS Alexandre Guimarães ter admitido, na sessão desta segunda, que entrou no instituto após apresentar ao deputado mineiro o seu currículo. O ex-deputado André Moura também teria recebido o currículo e dado encaminhamento.

Weverton, por sua vez, já admitiu ter recebido Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o “Careca do INSS”, em sua casa. Antunes é apontado como operador central, responsável por intermediar as relações entre associações fraudulentas e servidores públicos. 

Weverton se disse "supreso" e criticou a atuação do relator da CPI.

— Acho estranha essa menção do relator, já que não sou investigado , nem citado em nenhuma investigação. Na minha opinião, o relator deveria se concentrar em oferecer respostas concretas para combater fraudes no INSS — afirmou ao GLOBO.

Relatórios da PF indicam que Antunes movimentou R$ 53 milhões em valores oriundos de entidades sindicais e empresas relacionadas, muito acima da renda mensal de R$ 24 mil que declarava oficialmente.

— Acho bom que não tenhamos blindagem. As convocações serão boas para o deputado e para o senador, para que prestem esclarecimentos — afirmou Gaspar. Ainda não há datas previstas para as votações dos respectivos requerimentos de convocação.

A convocação de Alexandre Guimarães atende a requerimentos apresentados pelo senador Izalci Lucas (PL-DF) e pelos deputados Rogério Correia (PT-MG), Adriana Ventura (Novo-SP), Duarte Jr. (PSB-MA) e Sidney Leite (PSD-AM). O colegiado irá ouvir nos próximos dias representantes e funcionários de associações e o ex-ministro do Trabalho Onyx Lorenzoni. As datas ainda precisam ser confirmadas.  

Na semana passada, o ex-procurador-geral do INSS Virgílio Antônio de Oliveira Filho disse não saber o motivo da participação de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS" , em reunião com integrantes do Ministério da Previdência. Em seu depoimento, Virgílio também negou ter padrinhos políticos. O ex-procurador é investigado pela Polícia Federal por ser suspeito de participar nas fraudes que levaram a descontos indevidos em aposentadorias e pensões. 

Durante a audiência, Virgílio foi questionado pelo deputado Alfredo Gaspar (União-AL), relator da CPI, sobre uma reunião realizada no dia 12 de janeiro de 2023, no início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, do hoje ministro da Previdência, Wolney Queiroz, com investigados do escândalo do INSS. Na época, Wolney era secretário-executivo da pasta.

Entre os presentes da reunião estavam o próprio Virgílio e o Careca do INSS, apontado pelas investigações da PF como possível operador no esquema de descontos ilegais.

—Tem uma pessoa que eu não consigo identificar como funcionário público. Esse rapaz aqui conhecido como Careca do INSS. Um ministro de estado, com todo o staff, mas essa pessoa aqui, me causou uma certa surpresa. O senhor poderia me informar, e aqui não tem nada para lhe acusar, o senhor é parte de uma reunião do seu trabalho, o que essa figura impoluta está fazendo nessa reunião? — questionou Gaspar.

Em resposta, Virgílio disse que não consegue responder o motivo da participação do Careca do INSS na reunião por não ter sido ele a convidá-lo.